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Como vender pelo Instagram?
Quer saber tudo sobre como vender pelo Instagram? Acompanhe essas dicas e insira seu negócio em umas das maiores Redes Sociais do mundo!
Você já dever ter visto a quantidade de anúncios que têm circulado pelo Instagram, não é mesmo? E certamente já percebeu que estes anúncios são direcionados conforme o público.
O Instagram tem se tornado uma importante ferramenta para impulsionar vendas no Brasil exatamente porque permite selecionar o perfil de público para o qual os anúncios irão aparecer.
O Instagram também possui funcionalidades como impulsionar anúncios de forma paga e de redirecionar através de links para outros sites ou aplicativos.
Aprenda como vender pelo Instagram !
Se você já possui um negócio e deseja ampliá-lo ou se está em um período baixo de vendas devido à crise mundial provocada pelo Coronavírus e deseja ampliar seu público ou ainda se deseja abrir uma loja online, vender pelo Instagram pode ser a solução mais rentável do momento!
Isso porque o Instagram, que é uma das maiores Redes Sociais do mundo, conta com um recurso para compras direto em sua plataforma e essa é uma das opções que você pode acessar para vender pelo Instagram.
Para isso, selecionamos algumas dicas sobre montar sua loja virtual:
- Os vídeos e fotos de seus produtos e anúncios precisam ser de excelente qualidade
- Quando um cliente busca comprar por uma loja virtual, ele não tem acesso físico ao produto, portanto, a qualidade do material postado está diretamente ligada ao sucesso com as vendas.
- Nesse ponto, compensa muito contratar uma empresa especializada em marketing e produção de seus anúncios digitais, ao invés de correr o risco não conseguir alavancar a imagem de sua marca no Instagram.
- Pense em tudo, nas cores que irão compor sua marca, se haverá a necessidade de modelos para mostrar os produtos, na forma com que os anúncios serão veiculados.
- A maior dica de todas é: economize o mínimo possível quando se trata do marketing de sua loja virtual, afinal, ela é realmente a cara de seu negócio e não pode sair de qualquer jeito!
Capriche nas descrições
Caso opte por contratar uma empresa para a produção dos conteúdos de marketing, você também poderá aproveitá-la para criar as descrições de seus produtos e de sua loja.
No entanto, a maioria dos empreendedores digitais optam por descrever sua própria marca e até os produtos, já que é o maior conhecedor do que fabrica ou vende!
Portanto, fique de olho, esse é um elemento fundamental para saber como vender pelo Instagram.
Lembre-se ainda que, embora seja necessária uma descrição detalhada do produto, a leitura em Redes Sociais, sobretudo se você optar por anúncios no Direct, são muito rápidas, podem durar realmente segundos.
Assim, você pode optar por uma primeira descrição impactante e muito resumida e, assim que o cliente se interessar pelo produto e clicar para ser redirecionado, aí sim poderá ter acesso a uma descrição muito mais detalhada e que o fascine em direção à compra.
Lembre-se também que a descrição da loja é fundamental e deve ter a cara do seu negócio!
Há disponível no Instragram a função “loja”
O Instagram já cedeu ao empreendedorismo há algum tempo. Recentemente disponibilizou a função “loja” para anunciantes de todo o país!
Essa função consiste basicamente em permitir que seu cliente compre diretamente no Instagram.
Ela encurta o caminho do cliente até a compra. Assim, ele não precisa clicar para ser redirecionado para outro site e só então conseguir comprar de forma online o produto que viu no primeiro anúncio veiculado.
Para utilizar a função “loja”, sua empresa deve cadastrar a marca e vender seus produtos diretos pela Rede Social.
Sobre esse recurso, apensar do encurtamento do caminho para a compra, ele pode ser desvantajoso caso você pretenda, através do Instagram, aumentar o fluxo de acesso ao site de sua empresa, por exemplo.
Ou já possua uma loja virtual e não quer criar essa ferramenta diretamente no Instagram.
No entanto, a opção parece ser vantajosa na maioria dos casos, já que cria um ambiente de loja que pode mostrar vários de seus produtos e sua marca, o que não impede também que seus compradores busquem diretamente por ela.
Uma boa sugestão para que optar pela loja virtual diretamente no Instagram é manter também anúncios paralelos que funcionem a partir de redirecionamento e avaliem a médio prazo qual dos dois tem sido mais rentável!
Pouca gente sabe, mas as hastags não são somente formas de postagens sobre assuntos específicos ou direcionamentos para os assuntos mais falados.
As hastags funcionam como forma de indexação do conteúdo no Instragram! Elas funcionam basicamente como os tags de busca da internet que são disponíveis, por exemplo quando se publica textos em revistas online.
Sua empresa escolha as palavras-chave, pensando em quais buscas uma pessoa faria até ser direcionada para o seu serviço ou produto.
Assim, uma empresa de consultoria online pode se utilizar das hastags consultoria, consultoria online, e assim por diante. Um curso de pós-graduação pode se utilizar de hastags como mestrado, Educação e assim por diante.
O que realmente importa na hastag é que ela coincida com as buscas por esse tipo de serviço e produto realizadas na internet!
- Crie um bom perfil comercial
- Se você quer saber como vender pelo Instagram, não pode deixar de criar seu perfil comercial!
- Esse perfil é a cara de sua loja virtual!
- Se sua loja irá vender diretamente pelo Instagram, sem redirecionamentos, o perfil comercial é ainda mais importante.
- O que deve ter um perfil comercial:
- Sua marca precisa mostrar aos seguidores o que ela é em apenas 159 caracteres
- Para que a criação de conteúdo se torne cada vez mais relevante, você precisará conhecer muito bem para qual público direcioná-lo
- Utilize as métricas do Instagram para saber o perfil do público que acessa sua página
- Crie relacionamento com quem ingressa em seu perfil
- Conheça muito bem o Instagram e todos os recursos oferecidos aos perfis comerciais
O que é preciso fazer para vender pelo Instagram?
Mas na prática, o que é preciso fazer para inserir sua marca no Instagram?
- Ter e conhecer muito bem o aplicativo
- Obtenha o Instagram Business
- Produza conteúdo simples e relevante
- Publique seu conteúdo com determinada frequência
- Os produtos mais vendidos no Instagram
- Caso você vá criar seu negócio a partir do Instagram, vai aqui uma pequena lista do que é mais vendido pela plataforma.
- Alimentos
- Roupas, sapatos e acessórios
- Prestação de serviços de beleza e cosméticos
- Artesanatos regionais
- Livros, quadrinhos e mangá
Que tal começar seu trabalho de vendas pelo Instagram hoje mesmo? Você só precisa de um bom planejamento, assim como para a abertura de qualquer outro negócio.
Quando falamos em segmentos de vendas pela internet, sempre é necessário ter em mente que se trata de um comércio como qualquer outro, com um nível necessário de investimento inicial e com muito trabalho para manter a loja de pé.
O que muda é o tipo de direcionamento que se faz que é bastante diferente no caso de lojas físicas. O investimento mais pesado que se tem em lojas virtuais é sem dúvida a produção de conteúdo de qualidade e marketing digital!
Agora que você já ficou por dentro de tudo que é necessário e sabe como vender pelo Instagram, já pode ser um empresário digital!