Quais são os principais tipos de porcelanato?

O porcelanato é um material feito de revestimento cerâmico. No entanto, existem diferentes tipos de porcelanato com atributos muito diferenciados.

Confira quais são os principais tipos de porcelanato e para quais casos são mais indicados. Fique por dentro de um dos materiais mais bonitos do mercado para aplicação em casas e locais diversos!

O que é porcelanato?

O porcelanato é um material feito para pisos que basicamente usa cerâmica como revestimento para o chão de diversos locais. Ele pode ser usado tanto em áreas externas quanto aplicado no interior de casas, mas é importante verificar todos os tipos para saber qual escolher.

Entre os tipos de porcelanato, quem deseja fazer uma fachada ou piso com esse material precisa estar atento e conhecer muito bem as aplicações de cada um para obter os melhores resultados.

Uma das vantagens do porcelanato que o faz ser escolhido como sonho de consumo de muita gente é o brilho que ele consegue oferecer ao local onde é aplicado, além de apresentar muito baixa absorção de água e oferecer alta resistência a impactos e riscos.

O processo de fabricação do porcelanato envolve altas temperaturas com material nobre em cerâmica, por isso, por muito tempo foi considerado um revestimento de alto padrão e custo elevado.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de técnicas menos caras de produção e revenda, o porcelanato se popularizou um pouco mais, sendo possível hoje aplicar esse material em residências de todas as classes sociais.

Na mistura original para produção do porcelanato, além da cerâmica, é utilizada argila, quartzos e outros materiais na mistura que enriquecem ainda mais o revestimento, tornando-o altamente brilhante.

 

Principais características

Quem deseja conhecer os tipos de porcelanato pode saber que entre as principais características apresentadas por esse produto estão principalmente:

  • Alta resistência aos impactos

A resistência ao impacto de móveis e da alta frequência de pessoas é um dos fatores que faz com que o porcelanato seja escolhido para aplicação em casas e em salas comerciais.

Sendo considerado um dos tipos de materiais mais resistentes para pisos, o porcelanato se tornou a opção de quem deseja um produto bonito e resistente.

  • Resistência às manchas

O porcelanato resiste às manchas provocadas por líquidos e outras substâncias devido à sua baixíssima capacidade de absorção. No entanto, não é ideal deixar substâncias por muito tempo sobre o piso, sobretudo quando tratamos de cores mais claras.

Ainda é considerado um produto resistente às reações químicas mais comuns e às temperaturas altas, por isso pode ser usado em áreas externas sem comprometimento de sua estrutura.

  • Versatilidade

Sendo um material muito versátil, pode ser colocado no piso de toda a residência e também para revestimentos de salões, edifícios e outras instalações que exigem um piso bonito e altamente resistente com custo considerável.

Existem alternativas em porcelanato inclusive para salas de jantares, quartos e cômodos mais sofisticados da casa e outros mais indicados para banheiros, cozinhas e áreas em geral.

Veja todos os tipos de porcelanato e escolha o mais adequado para você!

  • Uniformidade

A coloração uniforme é um atributo raro nos pisos, sobretudo feitos em cerâmica, mas o porcelanato consegue cobrir essa falta.

É possível conseguir cores sólidas e muito brilhantes a partir da mistura feita com porcelanato, por isso, quem deseja pisos brancos, creme ou em cores fortes pode optar por esse material sem hesitação.

  • Limpeza facilitada

Por ser um piso uniforme, nivelado e brilhante, a limpeza é muito fácil. Basta um pano úmido para realizar a limpeza de rotina e não há necessidade de usar produtos específicos.

Não é indicado também usar ceras ou produtos químicos sobre o porcelanato, que tem suas manchas retiradas com facilidade.

Para varrer o porcelanato, basta escolher uma vassoura para o interior, com cerdas mais finas.

  • Durabilidade

Por ser muito resistente, a durabilidade do porcelanato é muito alta. Raramente esse tipo de revestimento necessita de manutenções constantes e precisa ser retirado dos locais onde é instalado.

Quem deseja conhecer os tipos de porcelanato pode saber que, após aplicado, o porcelanato deverá durar muitos anos no local, portanto, escolha muito bem a cor e o tipo que deseja colocar!

  • Absorção baixa

O piso de porcelanato não absorve água como regra. Seu poder de absorção é muito baixo, por isso ele não se mancha com facilidade e pode ser aplicado em banheiros e cozinhas.

Locais que precisam ser lavados constantemente podem ter aplicação de porcelanato sem problemas, assim como em cômodos com instalação de pias, como áreas de serviços e áreas externas, em geral.

A baixa absorção também é o que faz com que a limpeza do piso seja muito fácil e rápida.

Principais tipos de porcelanato

Para quem deseja escolher os melhores tipos de porcelanato para seu caso, o ideal é conhecer muito bem todas as indicações de cada um deles:

  • Polido

Esse é um dos tipos mais brilhantes de porcelanato, já que recebem uma camada extra de polimento e proteção. Ele é ideal para áreas internas, já que é muito mais limpo, fácil de limpar e altamente resistente a riscos comuns no uso do dia a dia.

O único cuidado que se deve ter com o piso polido é que ele escorrega mais fácil e resiste mais à água, portanto deve ser evitado em locais que precisam ser lavados.

O mais adequado é aplicar o porcelanato polido em salas e quartos.

  • Esmaltado

Esse é um dos tipos de porcelanato mais diferentes entre si no acabamento, exatamente por receber um esmalte como cobertura. Sua finalização pode ser lisa, fosca e até áspera e de acordo com essa característica ele pode ser colocado em diferentes locais da casa.

Os esmaltados ásperos são indicados para regiões ao redor de piscinas e áreas externas onde chova.

  • Acetinados

O porcelanato de tipo acetinado possui muito menos brilho e cobertura sempre fosca, como se fosse realmente um acetinado. É um dos tipos de porcelanato mais bonitos e indicados para quem não gosta de pisos muito brilhantes.

Ele é mais indicado para quem deseja escolher um tipo de piso só para toda a casa ou para áreas comerciais. Possui o atributo de não ser escorregadio, por isso pode ser colocado em todos os cômodos e também em áreas externas.

  • Natural

Esse é o porcelanato que não recebe nenhuma camada extra sobre o material cerâmico e a mistura original, por isso é chamado de porcelanato natural.

Ele é um dos tipos de porcelanato mais resistentes e escorrega muito pouco, por isso pode ser aplicado em todas as áreas da casa e áreas externas.

  • Tipo externo

Atualmente já existe um tipo de porcelanato no mercado chamado de porcelanato, indicado para áreas externas. As áreas de serviço, rampas e até terraços podem receber esse, que é um dos tipos de porcelanato mais abrasivos, por isso não escorrega mesmo em dias de chuva.

Quem deseja aplicar o material em escadas ou mora com pessoas idosas e crianças também pode optar pelo porcelanato externo, mesmo ele sendo ideal para áreas externas, fica bonito também em determinados locais da casa.

Cuidados para aplicação

Independente de qual seja o tipo de porcelanato escolhido, alguns cuidados são necessários para sua aplicação adequada ao piso.

Como dissemos, o porcelanato é um tipo de material muito resistente à água, portanto, sua aplicação deve ser feita exclusivamente com argamassa própria para porcelanato.

O nível de umidade do local onde o porcelanato será instalado também precisa ser verificado para que não seja colocado um produto contra indicado ao local.

O rejunte a ser utilizado também precisa ser adequado ao tipo de porcelanato escolhido. Em casos de porcelanato esmaltado ou liso o ideal é usar rejuntes mais finos e menos ásperos.

Já os materiais mais rústicos admitem tipos de rejuntes mais abrasivos, mas é preciso usar materiais indicados para assentamento de porcelanato para não danificar a superfície de seu piso.

 

Diferença entre porcelanato e cerâmica

Se você quer escolher entre os tipos de porcelanato já pode imaginar que a cerâmica não possui tanta rigidez e durabilidade quanto o porcelanato.

Apesar de ter cerâmica em sua base, a alta temperatura para fabricação e as misturas envolvidas no processo modificam a resistência e a durabilidade, assim como o brilho do produto.

O corte do porcelanato também é feito à máquina, o que permite um rejunte mínimo que é chamado de junta seca, dando um acabamento perfeito aos pisos com aplicação de porcelanato.

As opções de texturas diferenciadas também são um diferencial marcante no porcelanato que não encontramos na cerâmica pura. As peças também podem ser fabricadas em moldes bem maiores do que os de cerâmica comum, fazendo do porcelanato um material muito versátil.

Quem já conhece todos os tipos de porcelanato está apto a escolher o melhor para suas obras e aplicar com materiais de alta qualidade para obtenção dos melhores resultados.

Lembre-se sempre de contar com equipes especializadas no assentamento do material e no acabamento do porcelanato, que é um dos itens primordiais para a beleza e qualidade do produto depois de instalado no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *