Empreender não é algo fácil. Construir uma empresa do zero, atingir o ápice do sucesso nos negócios e fazer desta a empresa mais rica do mundo é um feito memorável para aqueles que são, muito merecidamente, reconhecidos por isso – seja qual o ano ou a época.
Essas pessoas servem de inspiração e suas empresas como modelos a serem seguidos, ou pelo menos a serem estudados e considerados, não é mesmo?
Índice
- 1 Na área da administração e do empreendedorismo os números são a lei. O lucro é o sucesso. Mas será que é só isso?
- 2 Já imaginou se eles tivessem desistido?
- 3 A Apple é a empresa mais valiosa do mundo
- 4 Entenda os resultados da Apple, a empresa mais rica do mundo
- 5 Inspiração para o crescimento da sua empresa
- 6 O que uma empresa precisa ter para ter sucesso e riqueza
- 7 O diferencial é imprescindível.
- 8 Veja a lista das 5 empresas mais ricas do mundo
Na área da administração e do empreendedorismo os números são a lei. O lucro é o sucesso. Mas será que é só isso?
Será que as empresas que são hoje consideradas as mais valiosas e rentáveis do mundo se preocuparam apenas com os lucros quando criaram a sua marca?
Não é bem assim. O valor que uma empresa tem não diz respeito ao dinheiro que ela faz no momento apenas, mas sim ao que ela significa para o mundo e o seu potencial de crescer ainda mais.
As empresas mais bem sucedidas são aquelas que mudam a vida das pessoas e se tornam um bem de valor inestimável na vida delas, mais do que um produto com um preço.
Se você nunca tinha pensado por esse lado, convidamos você a conhecer através deste artigo mais sobre a empresa mais rica do mundo, a Apple, e aprender com essa empresa como tornar o seu negócio mais rentável e forte no mercado.
A Apple foi fundada em 1976 pelos estudantes estadunidenses Steve Jobs e Steve Wozniak.
Eles iniciaram um projeto ousado, o Apple I, e tentaram vender para as empresas mais famosas da época, a Atari e a HP, porém não foram levados a sério sob o pretexto de que computadores individuais não fariam sucesso.
A rejeição não desanimou os jovens empreendedores, eles decidiram produzir os computadores por si próprios dispondo dos recursos que tinham.
O Apple I realmente não fez muito sucesso em seu lançamento, foram vendidas cerca de 200 unidades, com o valor de US$ 666. Esse foi o começo da empresa mais rica do mundo, e hoje em dia, esse modelo é artigo de colecionadores.
Já imaginou se eles tivessem desistido?
Esse é apenas um exemplo que demonstra como não desistir é o mais importante, mesmo que em um primeiro momento as coisas pareçam muito difíceis.
A ideia de que computadores individuais não fariam sucesso mostrou-se uma grande virada na mesa: os smartphones estão aí para comprovar isso.
E o Iphone segue como líder de mercado e o preferido de seus usuários. A cada novo lançamento são milhões e milhões de dólares entrando para os caixas da empresa.
Além do Iphone, a Apple Store, Apple Music e ICloud geraram um aumento na receita em 14,8% só este ano.
Vamos falar mais sobre os resultados de vendas da Apple e porque ela segue como a empresa mais rica o mundo principalmente em tempos de pandemia, quando as vendas dispararam uma vez que as pessoas tem passado muito mais tempo em casa com seus equipamentos individuais.
Aqueles que, em 1976 foram desacreditados e rejeitados como projetos promissores.
Entenda que um produto, ou a própria empresa, é antes de mais nada uma ideia. Eles nascem de uma ideia.
E eles também devem representar um serviço e devem trazer um significado para a vida das pessoas – transformar a vida das pessoas, e é assim que eles se tornarão relevantes, e portanto, valiosos.
A Apple é a empresa mais valiosa do mundo
A Apple não é apenas a empresa mais rica do mundo hoje, ela é a empresa mais valiosa do mundo!
Atualmente ela é estimada em US$ 1.8 trilhão – (R$9,4 trilhões). Só em abril deste ano de 2020 a rentabilidade da empresa cresceu em 12% e os investidores seguem cada vez mais otimistas e animados.
De fato, com o Coronavírus as vendas dispararam porque as pessoas estão mais ainda utilizando as mídias através de seus smartphones. O Iphone é praticamente sagrado para quem usa.
Os consumidores dessa marca se relacionam com ela de tal forma que não importa mais o preço, eles não trocam de marca.
Quando uma marca passa a representar um estilo de vida, ela entra para o coração das pessoas. E é por isso que a Apple é a empresa mais valiosa do mundo: ela é a maçã que foi mordida e agora, para quem mordeu, não tem mais volta.
Essa é a marca favorita de smartphones e eletrônicos do mundo inteiro. Aonde quer que você vá, o padrão de qualidade e benefícios é o mesmo. Os lançamentos são eventos mundiais e ela nunca para de se desenvolver e melhorar.
Isso sim é uma inspiração a ser seguida nos negócios, não é mesmo?
Entenda os resultados da Apple, a empresa mais rica do mundo
Neste momento vamos falar um pouquinho mais sobre os resultados de vendas da Apple, que são justamente o que fazem dela a empresa mais rica do mundo. Entenda melhor:
Como dito no tópico anterior a Apple é avaliada hoje em US$1.8 trilhão, e, só no segundo trimestre deste ano suas ações disparam 10.5%.
Cada ação equivale a R$2.216,00 e com esse aumento ela voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking, ultrapassando a petroleira Saudi Aramco, que é avaliada hoje em US$1.7 trilhão.
Esse período, que foi fortemente marcado pela presença da pandemia do covid-19, também gerou um aumento acentuado nas vendas, o lucro foi de US$11,25 bilhões, o equivalente à R$58,00 bilhões.
O que também representa um aumento de 12% em relação ao ano passado no mesmo período.
A receita da empresa mais rica do mundo cresceu 11% só de abril a junho (R$308 bilhões) com aumento nas vendas de todos os produtos da companhia.
Só a receita do Iphone soma mais de R$136 bilhões, R$20,6 bilhões acima das expectativas para o período no mercado.
As vendas continuam disparando.
Inspiração para o crescimento da sua empresa
O que você pode aprender da Apple para utilizar como inspiração na sua empresa?
Primeiro: comprometa-se com a sua ideia e acredite nela. Lembra-se da história dos dois jovens estudantes de 1976 com seu projeto rejeitado?
Se a sua ideia for boa, se ela vai revolucionar e agregar valor a vida das pessoas, não desista dela.
Objetividade, simplicidade e eficiência. Os produtos da Apple não se afastam nunca de seus valores iniciais, é esse padrão de qualidade que conquista o público e o fideliza.
Não fique preso ao passado. Tudo muda, a vida é inovação – não perca de vista as necessidades do seu público e antecipe as tendências do mercado.
Seu público saberá que pode confiar na sua marca e contar com ela pra o que for que a vida propor como novidade e necessidade.
Acredite na sua marca, quem sabe um dia ela será a empresa mais rica do mundo? E se não for, pode ainda sim, ser uma empresa de muito sucesso!
O que uma empresa precisa ter para ter sucesso e riqueza
De forma um pouco mais pragmática, vamos entender o que é que uma empresa precisa ter para ter sucesso e riqueza.
Já discutimos sobre importância de uma empresa transformar a vida das pessoas e oferecer um produto ou serviço que agregue valor mais do que preço e que realmente seja capaz de conquistar o consumidor a curto, médio e longo prazo.
O diferencial é imprescindível.
Vamos citar uma lista de aspectos que você pode otimizar para ajudar você a transformar a relevância no mercado e os lucros da sua empresa.
Confira estas dicas que selecionamos para você:
-
Crie um serviço ou produto diferenciado
A primeira coisa é entender o que você quer, para quem e qual é a necessidade do seu público.
Feito isso, pesquise quem são os seus concorrentes e procure fazer algo além ou oferecer algo que eles não foram capazes de oferecer ainda.
Esse diferencial pode ser sutil mas já vai com certeza representar uma vantagem para o seu negócio.
-
Faça um bom planejamento do seu negócio
Elabore um plano e siga o seu plano!
Criar um bom plano de negócios é de extrema importância para o sucesso da sua marca pois é esse plano que vai ditar a estrutura da empresa, os investimentos necessários, o capital de giro, a previsão de lucro e as demais considerações que você precisa para se guiar no mercado.
-
Invista em mais conhecimento e capacitação
Ainda que você seja muito bom no que você faz, uma empresa envolve muitas áreas de conhecimento específico diferentes. Você não precisa saber de tudo mas precisa ter uma boa noção.
Investir em cursos, workshops e capacitações pode ser a forma ideal de se tornar cada vez mais preparado e forte no mercado.
Tanto para atingir mais clientes e causar mais impacto quanto para resolver problemas e contornar desafios.
Considere investir no conhecimento de seus funcionários também pois fará toda a diferença para o crescimento e fortalecimento da sua marca.
-
Mostre para o cliente que sua empresa tem valor
De novo: mais do que preço, o valor da marca é o que mais cativa o público.
Valorize-se como empresa e serviço e também mostre para o seu cliente que ele tem valor. Essa relação pode durar por uma vida toda e ultrapassar gerações.
Com essas dicas você estará no caminho certo para obter mais sucesso e riqueza, e, com certeza seguindo os passos da empresa mais rica do mundo, que está aí para servir de exemplo e inspiração para os demais empreendedores ao redor do mundo!
E antes de finalizar este artigo, selecionamos para você mais algumas das empresas mais bem sucedidas do mundo para que você possa pesquisar mais a respeito e obter ainda mais fonte de conhecimento e inspiração.
Confira no tópico a seguir:
Veja a lista das 5 empresas mais ricas do mundo
Para que você possa aprender com quem sabe, literalmente, listamos aqui as 5 empresas mais ricas do mundo avaliadas em 2020 para você pesquisar e se inspirar para atrair mais sucesso para a sua marca. São elas:
- APPLE – US$ 241,2 bilhões
- GOOGLE – US$ 207,5 bilhões
- MICROSOFT – US$ 162,9 bilhões
- AMAZON – 135,4 bilhões
- FACEBOOK – US$ 70,3 bilhões
Segundo a Forbes, as empresas do setor da tecnologia foram as que mais cresceram e tiveram sua rentabilidade elevada neste ano.
Não podemos deixar de considerar a pandemia como um fator que influenciou muito esses dados de crescimento e também para aqueles setores que foram mais impactados negativamente em seus números.
Os serviços financeiros também tiveram destaque neste cenário e logo atrás dele o setor automobilístico, seguido do varejo.
Agora que você já sabe mais sobre a empresa mais rica do mundo e como utilizá-la como fonte de conhecimento e inspiração para crescer, não deixe de otimizar os negócios para sua marca!