Qual A Altura Correta Da Pia Da Cozinha?

As questões ergonômicas de sua casa devem ser colocadas como prioridade, incluindo a altura da cozinha. Quem cozinha e lava a louça sabe o quanto isso é importante.

Caso a pia não esteja no lugar correto, em poucos minutos a sua lombar e costas começaram a doer. Isso é justamente por conta da não ergonomia da pia, que precisa estar na altura ideal para o SEU corpo.

Se você está construindo ou reformando a sua casa, fique por dentro das dicas sobre pia e cozinha. Com toda a certeza você não irá se arrepender, pois depois de instalada, dificilmente você irá mudar a pia de lugar, não é mesmo?

Qual é a altura pia cozinha ideal

Primeiramente, cada pessoa tem uma altura, correto? Por conta disso, a altura da cozinha ideal também varia. Se você tem 1,65 metros de altura, com certeza a medida ergonômica será diferente para alguém que tenha 2,0 metros.

Entretanto, a média para a pia da cozinha é 85~90 centímetros a partir do chão. Se você for um pouco mais alto, deixe em 90 centímetros.

Agora, se você tem uma estatura um pouco maior do que a média brasileira, não tenha medo de colocar a pia 1 metros acima do piso.

A pia pode chegar até mais de 1 metro se você for realmente alto. E se houver duas pessoas com alturas muito diferentes dentro de casa?

Bem, a altura da cozinha deve ser nivelada pela pessoa mais alta. Por quê? Porque quem é mais baixo consegue adaptar isso facilmente com um apoio.

Pode ser uma espécie de plataforma para a pessoa mais baixa subir. Dessa forma, ambos terão a altura ideal para lavar a louça.

Ainda na dúvida sobre qual medida seguir? Vá a uma loja de construção, provavelmente terão vários tipos de pia para mostruário, veja qual delas se adequa mais à sua altura.

Pias adaptadas para PcD

Quando o assunto é altura da cozinha há outra coisa que deve ser falada: adaptação para pessoas com mobilidade reduzida ou que possuem alguma deficiência física.

É muito importante que essas pessoas tenham sua devida independência, mas, para isso, muitas coisas devem ser adaptadas, incluindo a altura da pia da cozinha ou banheiro.

Para idosos ou pessoas com alguma deficiência, a altura da pia cozinha costuma ser um pouco mais baixa, cerca de 80 centímetros. Mas isso é apenas uma média, é muito importante que isso seja definido pontualmente.

No caso de PcDs, avalie qual é o tipo de cadeira de rodas e quais são as possibilidades de adaptação. Pequenas mudanças são o que podem viabilizar a independência dessas pessoas, sendo necessário dar a devida atenção.

Qual o melhor tipo de pia

Além de definir a altura pia cozinha ideal, que tal conhecer melhor as possibilidades quando estamos falando da pia?

Antigamente não tinha muito segredo, as pias eram feitas em uma única cuba larga, muitas vezes com pedra ou material da própria bancada. Hoje em dia, a enorme maioria é de inox, podendo ser em uma ou duas cubas.

  • Única

Ainda é a forma mais tradicional e presente na maioria das casas dos brasileiros. Se você tem pouco espaço na pia, provavelmente essa será a melhor ideia a ser seguida.

É importante que a cuba seja de um bom material para garantir a durabilidade. Se você tiver uma família grande (consequentemente, muita louça diária), recomenda-se uma cuba maior.

  • Duas cubas

A pia com duas cubas é algo relativamente recente, pois só agora está ganhando popularidade nas residências convencionais. Ela pode ser mais funcional, mas é preciso ter mais espaço.

Ter duas cubas em um espaço muito pequeno poderá somente atrapalhar, pois nenhum dos lados será efetivamente funcional.

Além da altura pia cozinha ideal, nesse caso também precisa de uma torneira ideal. Isso porque ela precisa ter mais movimento.

A escolha mais apropriada é a torneira móvel com mangueira. Assim você consegue usá-la nas duas cubas sem problemas.

Sobre valores, a segunda opção acaba sendo mais cara. Além de duas cubas, essas torneiras também têm maior valor no mercado (mas, claro, nada impede que você as use em cozinhas com apenas uma cuba).

Melhor material para a bancada

Quando falamos em pia de cozinha, estamos falando de todo o conjunto: cuba + bancada. O material da bancada é de extrema importância, pois ele será determinante no quesito estética e, também, durabilidade.

Quando estamos falando de estética, a melhor opção é, sem dúvida alguma, as placas de pedra. Algumas casas optam por uma bancada de inox, mas isso não é nada elegante.

É uma opção mais barata e muitas vezes não há orçamento para fazer diferente, mas, se possível, descarte essa ideia. As pedras combinam muito mais e por si só já dão outra cara para a cozinha.

As variedades são grandes, tendo uma imensidão de cores para escolher. Mas será que são todas iguais? A única coisa que preciso observar é a cor?

Além de pensar na altura da cozinha, também é preciso estudar o material da sua bancada.

Quando estamos falando de pias, as duas opções mais comuns são mármore e granito.

O granito é uma rocha magmática composta basicamente por mica, quartzo e feldspato, minerais resistentes e que “aguentam” a rotina de uma cozinha (detergente, produtos de limpeza, alimentos ácidos, dentre outros).

Já o mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, proveniente da alteração de outra rocha. A rocha original é o calcário. A resistência ao intemperismo não é muito alta, sendo recomendada apenas para banheiros.

Todo granito é igual?

Também não! Há diferentes tipos de granito, mas no mundo comercial eles dão o mesmo nome para diferentes rochas.

Granito e Gnaisse costumam ser chamados ambos de granito, por exemplo. No intuito comercial isso pode ser aplicável, pois ambos têm características muito semelhantes.

Armários da altura pia cozinha

Escolhida a altura pia cozinha, o tipo de pia e a bancada, está na hora de você escolher os armários!

Esse momento também é importante, pois além da estética você também deve pensar na questão da umidade.

Não tem jeito, é muito comum cair água e outras coisas nos armários embaixo da pia, sem contar o vapor que a comida gera enquanto está sendo feita. Sendo assim, é importante escolher um material que aguente tudo isso.

Há quem compre todo o conjunto de alumínio, mas como você deve imaginar, esteticamente isso deixa a desejar.

Você pode adquirir armários em madeira com aquela camada em MDF. Eles são adequados para o ambiente, mas é necessário tomar alguns cuidados para que eles realmente durem bastante.

Primeiro, evite molhar. Sempre que isso acontecer, passe um pano seco para não marcar e nem estragar o material.

Evite colocar armários muito próximos ao fogão, que é onde mais gera umidade.

Na hora da limpeza, use um pano levemente úmido. Se estiver sujo, produtos desengordurantes podem ajudar, mas depois passe um pano úmido com água e sempre siga depois com uma flanela limpa.

A escolha da cor pode ser variada. Apesar de branco ser muito elegante, tenho ciência de que dará mais trabalho na manutenção. Imitação de madeira bem clarinha pode ser uma opção.

Diferentes tipos de cozinha

Quer mais dicas? Você também pode deixar a sua cozinha mais moderna. Há diferentes tipos de design que você pode seguir (todos respeitando a altura pia cozinha). Conheça-os:

  • Convencional

O estilo convencional é o que está presente na maioria das casas brasileiras. A pia é encostada em uma das paredes. Sendo assim, toda vez que você estiver cozinhando ou lavando louça estará de costas para outras pessoas.

  • Americana

A Americana é uma junção entre cozinha + sala. Os ambientes são divididos justamente pela pia, que fica disposta em uma grande bancada.

É ideal para casas menores, pois a falta de parede faz com que o ambiente pareça muito mais amplo. Também é bacana porque você consegue conversar com outras pessoas enquanto cozinha.

  • Ilha

A ilha é o modelo mais moderno. A pia fica no centro da cozinha em um balcão quadrado ou retangular. É ideal para quem ama cozinhar, pois tem bastante espaço para fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Móveis planejados

Sabemos que podemos escolher os móveis da cozinha individualmente, comprando até mesmo cada coisa em um lugar.

Entretanto, se você quer uma cozinha elegante, funcional e que respeite a altura da cozinha ideal, a melhor coisa a ser feita é investir em móveis planejados.

O valor é maior, quanto a isso não restam dúvidas. Entretanto, você economiza espaço, o material será de maior qualidade, é esteticamente mais bonito e você pode organizar tudo de acordo com a sua necessidade.

É realmente uma escolha mais vantajosa, então, se possível, opte por esse tipo de planejamento.

Enfim, independente da sua escolha, é importante que a altura da cozinha seja respeitada para que seu corpo tenha as medidas ergonômicas a seu favor. Suas costas e lombar agradecem – e muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *