Qual será o segredo para alavancar as vendas? No final das contas todos os empreendimentos funcionam com o mesmo objetivo: aumentar a lucratividade o máximo possível, algo que está diretamente alinhado com as vendas.
Tudo o que se faz dentro de uma empresa tem esse objetivo principal. Estando o mercado cada vez mais acirrado é fundamental tirar um tempo para repensar suas estratégias e métodos de vendas.
Considerando que a internet é o novo ambiente de mercado (ainda mais depois da pandemia), buscar soluções para o meio digital é o primeiro passo para ganhar espaço entre seus concorrentes e fortalecer sua companhia.
Índice
- 1 Como alavancar as vendas: entenda como seu público alvo
- 2 Desenvolva um site muito bem estruturado
- 3 Invista em sua identidade na internet
- 4 Para alavancar as vendas use as redes sociais
- 5 Dê espaço para seu público conversar com você
- 6 Invista em anúncios pagos para alavancar as vendas
- 7 Controle seus resultados
Como alavancar as vendas: entenda como seu público alvo
Há diversas coisas que você pode fazer para alavancar as vendas, sendo o entendimento do seu público-alvo a base de tudo isso. Afinal, todas as ações devem ser tomadas pensando nos seus consumidores em potencial.
Falando de internet em específico, é muito importante entender como o seu público se comporta dentro dela. Hoje em dia dificilmente alguém não tem acesso, mesmo que não passe o dia todo nas redes sociais.
Quais são as plataformas que o seu público mais frequenta? São as redes sociais, YouTube, sites de busca, canais de notícias…? Este levantamento irá te ajudar a traçar estratégias eficientes.
A partir do momento que você conseguir traçar os caminhos que os usuários fazem dentro do mundo digital, é mais fácil direcionar as suas campanhas.
Se eles ficam mais nas redes sociais, por exemplo, ter um perfil no Instagram e Facebook é primordial. Caso usem mais os sites de busca, investir em marketing de conteúdo para liderar as pesquisas é essencial.
Desenvolva um site muito bem estruturado
É importante que você tenha um site bem estruturado, independente do seu produto ou serviço. A plataforma precisa ser intuitiva, fácil de mexer, leve, ter uma boa versão para smartphones, dentre outras coisas.
Quantas vezes você não desistiu de algo só porque o site não atendia às suas expectativas? Não há quem goste de uma plataforma lenta e que não tenha seus produtos bem categorizados.
Sendo assim, para alavancar as vendas é fundamental investir em um bom site. Além do mais, apostar em segurança de informações também é crucial para que os usuários se sintam seguros ao realizar uma compra.
E apesar de a construção de sites ser algo bem mais acessível hoje em dia − há muitas hospedagens intuitivas e com vários modelos prontos −, contar com ajuda de profissionais pode ser o seu diferencial.
Outra coisa importante é o visual do seu site: ele precisa passar credibilidade. O estilo da sua plataforma online irá causar, em apenas alguns segundos, a primeira impressão do usuário.
Invista em sua identidade na internet
Esse tópico está um pouco relacionado com o que acabou de ser dito no item anterior. A identidade visual da sua plataforma está totalmente ligada ao desempenho da sua empresa na internet.
Para alavancar as vendas é importante que o seu site pareça profissional. Como isso? Aposte em um estilo mais clean, organizado e fácil.
Outro ponto importante é: tenha uma identidade. Já reparou que algumas marcas usam somente algumas cores e até mesmo algumas fontes de letra para se comunicar?
Isso é a identidade da marca. É importante tê-la para que o usuário reconheça que é a sua empresa, mesmo sem precisar ver o nome dela em algum lugar.
Pense bem antes de desenvolver a imagem do seu negócio, pois ela é determinante. Escolha:
- Um logo principal (maior e com mais detalhes)
- Um logo secundário (normalmente é bem simples, sendo ideal para acompanhar postagens mais delicadas)
- Paleta de cores (padronize quando cada cor será usada)
- Selecione algumas fontes de letra
- Determine um tipo de linguagem (como será a sua comunicação com o usuário? Séria? Despojada? Jovem? Pense nisso de acordo com seu público)
- Padronize assinatura de e-mails
Para alavancar as vendas use as redes sociais
Se o seu público tem o mínimo de inclinação para as redes sociais (o que consiste na maioria das pessoas hoje em dia), é fundamental que você aposte nessas plataformas para alavancar as vendas.
Dificilmente alguém não passa alguns minutinhos no Facebook ou no Instagram, então fica mais fácil estabelecer maior visibilidade e comunicação com o usuário.
Além do mais, essas redes possuem diversas formas de prospectar clientes de maneira inteligente.
Também é possível procurar leads da região para estabelecer um contato (caso seu empreendimento seja online, porém com uma abrangência mais regional).
Sempre busque manter o perfil ativo com postagens e estabeleça bastante interação com os usuários da plataforma.
Dê espaço para seu público conversar com você
Os usuários querem se sentir ouvidos pelas empresas e isso é um benefício mútuo. Além de estabelecer uma relação de fidelidade com o cliente, a empresa também consegue entender melhor seus usuários.
Através dos canais de comunicação é possível saber quais são os pontos fortes e fracos da sua campanha de marketing, suporte ao cliente, produto e assim por diante.
Também é interessante deixar os questionamentos públicos, pois as dúvidas do usuário servirão para que outros sanem seus questionamentos.
Quando os leads se sentem acolhidos pela empresa fica mais fácil vender algo, pois já se estabeleceu uma relação entre comprador e vendedor.
Então, se você deseja alavancar as vendas não se esqueça de manter uma comunicação. Veja algumas dicas:
- Deixe os usuários comentarem em suas postagens e busque respondê-los
- Crie fóruns de dúvidas
- Mande e-mail que os usuários podem responder
- Faça enquetes nas redes sociais
- Peça para que eles façam pesquisas de opinião
- Abra um chat de atendimento
- Dentre outras possibilidades
Invista em anúncios pagos para alavancar as vendas
O Marketing digital é algo imprescindível quando o assunto é alavancar as vendas em empresas na internet. Afinal, o mundo online é o ambiente onde esses negócios acontecem.
É claro que muitos leads chegam de forma orgânica para as empresas, mas sem uma maior prospecção acaba sendo muito difícil alimentar uma base satisfatória de clientes.
Entretanto, antes de investir em campanhas pagas, veja o que está funcionando nas suas redes. Assim fica mais fácil elaborar uma campanha que seja bastante eficiente.
Controle seus resultados
A empresa nunca pode parar de acompanhar os resultados se todas as suas ações, mesmo que os negócios pareçam bem. O mercado digital é muito volátil e é preciso estar sempre de olho nos leads.
Algo que esteja funcionando 100% hoje pode não ter bons resultados amanhã. Sendo assim, invista em ferramentas de controle para conseguir avaliar o comportamento dos usuários (o Google Analytics é uma delas).
Sempre é possível alavancar as vendas um pouco mais ao observar os seus resultados. Estabeleça parâmetros de comparação e avalie o que está dando retorno e o que não vem apresentando bons resultados.
Ficar de olho nos resultados dos concorrentes também é uma boa ideia para saber o que está vingando no mercado ou não!