Instalar chuveiro passou a ser uma necessidade comum a todas as pessoas na atualidade, sejam homens ou mulheres. Assim como outras tarefas de casa, essa é uma que pode ser aprendida e executada com facilidade, desde que se tome alguns cuidados básicos com segurança.
Se você quer saber como instalar chuveiro, acompanhe todas as informações e faça você mesmo daqui em diante! Confira!
Índice
Importância de saber instalar um chuveiro
Por muito tempo, as tarefas que envolviam eletricidade, como instalação de chuveiros e troca de tomadas eram feitas exclusivamente por homens ou mesmo com a contratação de profissionais eletricistas, ou maridos de aluguel.
No entanto, com a vida corrida e prática da sociedade atual, saber instalar chuveiro se tornou necessidade fundamental e faz toda a diferença no dia a dia de uma casa, já que esse é um equipamento que pode queimar e nos deixar sem um banho quente ao final do dia.
Se você também sente falta de saber como instalar chuveiro e em toda mudança precisa contar com a ajuda de um vizinho ou pedir a um montador que faça esse serviço, confira mais sobre como funcionam os chuveiros e como deve ser feita a instalação com segurança!
Saber como fazer a instalação de seu chuveiro também é importante caso você queira inspecionar um trabalho que está sendo feito em sua casa, afinal, quando se trata de chuveiros e rede elétrica, todo cuidado é pouco e toda segurança é necessária!
O que devo saber sobre chuveiros?
Além do processo normal de instalação dos chuveiros nas residências e apartamentos, alguns pontos são fundamentais para manter a segurança de quem realiza a instalação, manutenção e de quem utiliza o chuveiro no dia a dia.
Uma das medidas necessárias para evitar choques elétricos é fazer corretamente o aterramento, fator ignorado por muitas pessoas que fazem instalação elétrica em residências.
Se você quer saber como instalar chuveiro, não se esqueça de verificar como foi feito o aterramento. Saber sobre esse fato é importante para inspecionar adequadamente a instalação da rede elétrica de banheiros.
-
Aterramento
Aterrar o chuveiro é um passo muito simples e que pode evitar choques elétricos ao ligar e desligar o chuveiro.
O que precisamos pensar é que esse equipamento recebe energia elétrica que passa por toda rede da residência ou prédio. Ele necessita de duas correntes, chamadas de tensão negativa e tensão positiva, no mínimo, para funcionar adequadamente.
O fato é que somente essa ligação não garante a segurança mínima do funcionamento do chuveiro. A maioria das pessoas só liga os pólos positivos e negativos e se esquece do aterramento, ou mesmo não sabe da importância de aterrar.
O aterramento é feito usando o fio terra, que também existe em outros eletrodomésticos, no entanto, são feitos de fábrica, por isso não costumamos levar choque ao ligar e desligar, a não ser que haja curto.
Se acaso seu chuveiro for ligado a aquecimento solar, o aterramento do fio terra é ainda mais importante e pode evitar acidentes.
Veja todos os passos para saber como instalar chuveiro!
Para fazer o aterramento correto do fio terra, saiba que ele é sempre verde e amarelo. Essas cores são determinadas por padrão, portanto, não mudam de modelo para modelo.
Na instalação da rede deve existir um fio de aterramento para ser ligado no fio terra. Algumas pessoas fazem a ligação em um fio neutro, o que pode ser uma alternativa, embora não a mais correta.
Como escolher a potência certa do chuveiro
Existem vários atributos que são determinantes para a escolha de um chuveiro. Entre eles podemos citar a vazão de água, que é a velocidade e quantidade de água que ele é capaz de jorrar em determinado tempo, opções de temperatura, desenho do chuveiro e potência.
O design do chuveiro é muito importante para quem deseja saber como instalar chuveiro, já que uma ducha menor tende a ser mais econômica e se adequar a qualquer tipo de banheiro, mas pode não ser tão interessante quando se deseja maior vazão de água.
Já os chuveiros com muitas opções de temperatura precisam ser instalados em locais com boa rede hidráulica e onde a água desça com pressão, para evitar que a resistência se queime em casos de pouca água saindo do chuveiro, o que é bastante comum.
Quando falamos em potência, podemos pensar na rapidez de uma tarefa qualquer. Com a potência elétrica, o conceito não é muito diferente. A medida utilizada é sempre em Watt.
A unidade de potência indica o quanto de energia elétrica é transformada na utilização do chuveiro, nesse caso em aquecimento da água, portanto, quanto mais potente o chuveiro, mais ele consegue aquecer maiores quantidades de água.
Também precisamos pensar que quanto mais potência tiver um chuveiro maior será o consumo de energia elétrica, o que também depende do tempo de banho. O tempo indicado de banho é de, no máximo, 15 minutos ao dia por pessoa da família, mas sabemos que esse tempo pode ser ultrapassado, sobretudo por quem possui cabelos longos.
Uma outra dica importante é o chuveiro ser considerado potente quanto mais graus ele consegue elevar a temperatura da água. Um chuveiro colocado em região onde a água está muito fria precisa ser mais potente para chegar a uma temperatura adequada para o banho.
Como instalar chuveiro
O primeiro passo para instalar seu chuveiro adequadamente, após ter escolhido o modelo que melhor se adeque a você é separar as ferramentas necessárias para a instalação:
- Chave Philips de tamanho ideal
- Alicate
- Escada (evite subir em bancos)
- Fita de vedar rosca
- Chave de teste
- Fita isolante
- Conector elétrico
Acompanhe agora os passos para saber como instalar chuveiro e comece hoje mesmo a fazer suas instalações!
-
Desligue a chave de energia
Nunca instale chuveiro com a energia ligada. Desligue corretamente o disjuntor de energia que alimenta o chuveiro. Em caso de dúvidas, desligue a chave geral de energia da residência e oriente que outras pessoas não a religuem.
Em prédios, o ideal é colocar avisos de segurança para que ninguém ligue a chave.
-
Faça o teste de energia
Com uma chave de tensão ou chave de teste, veja se realmente não está chegando tensão à rede do chuveiro. Esse passo é fundamental para evitar acidentes.
-
Instale seu chuveiro
Veja primeiro se o chuveiro está montado. Muitos chuveiros são vendidos com a mangueira fora do lugar de encaixe e verifique sempre se a tensão é compatível com a rede elétrica, 127 ou 220V.
Nunca utilize chuveiro ou outros equipamentos de voltagem diferente da rede porque eles poderão se queimar no caso de 127 ligados em redes com 220 volts ou não funcionar no caso inverso.
-
Encaixe o cano
O cano do chuveiro deve ser encaixado no corpo e a fita veda rosca deve ser passada em todo o entorno para evitar vazamentos e respingos durante o banho.
A fita precisa ser passada oito vezes ao redor do chuveiro sempre em sentido horário. No local de encaixe do cano à parede também é importante usar a veda rosca.
-
Fixação do chuveiro
Para instalar o chuveiro na parede, basta limpar a rosca, passar a fita da mesma forma como foi feito no cano e encaixar o chuveiro.
O correto é rosquear o braço do chuveiro no cano e deixar a rosca bem apertada, mas não force para não danificar a rosca. Caso isso ocorra ficará difícil retirar o chuveiro depois.
Uma dica importante para quem deseja saber como instalar chuveiro é verificar se o aparelho ficou reto, caso contrário a água sairá de forma desigual.
-
Faça a conexão elétrica
Após verificar se existe fio de aterramento e conecte-o ao fio terra. Os conectores de porcelana são os melhores utensílios para a conexão simples e segura de chuveiros.
A dica é sempre colocar o cabo do chuveiro no primeiro parafuso do conector, em seguida colocar o fio de aterramento no parafuso do centro e, por fim, o outro fio do chuveiro no parafuso do canto.
A chave Philips é a ferramenta ideal para a conexão dos fios do chuveiro na caixinha, que também chamamos de conector.
Para a conexão com a chave, primeiro descasque a ponta dos fios com o alicate.
Quem não quiser usar a caixinha pode optar pela conexão direta com fita isolante, mas esse processo não é o mais indicado e seguro para quem deseja aprender como instalar chuveiro.
Em alguns casos pode ser interessante usar um redutor de pressão, antes de fazer a conexão elétrica do chuveiro, mas esse passo só é necessário em locais onde a água cai com pressão exagerada, comprometendo o desempenho do chuveiro.
Como você viu, saber como instalar um chuveiro é algo fácil e rápido, mas é preciso estar atento às dicas de segurança. Quem faz a primeira instalação percebe que, na prática, é muito menos complicado do que parece ser.
O ideal é utilizar ferramentas e chuveiro de boa qualidade e sempre trabalhar com energia desligada. Daí em diante basta fazer a instalação como indicada e ter sucesso!