Como ser um Digital Influencer

O termo Digital Influencer surgiu na Internet causando algum burburinho: se por um lado conquistou a atenção e carinho de muitos, pelo outro recebeu duras críticas. Neste artigo nós falaremos sobre esse tema e explicaremos detalhadamente como ser digital influencer.

Hoje em dia, ser um influenciador digital já é reconhecido como uma profissão que vem sendo cada vez mais procurada, e, portanto, estudada e principalmente, sistematizada.

Mas claro, da maneira que é possível e acompanhando todas as mudanças e volatilidades da internet e do mundo de hoje!

Afinal, uma das grandes características desse tipo de ofício é a liberdade e a autenticidade, mas principalmente lidar com esse desejo das pessoas.

Nós sabemos que o mundo é movido pelo desejo. Bom, pelo menos a economia é

A grande sacada das empresas ao passarem a utilizar os Influenciadores Digitais como pivôs de suas campanhas é que eles inspiram o desejo nas pessoas de consumirem o que eles consomem e de fazer o que eles fazem.

A mídia se tornou a vitrine perfeita pois ela está dentro da casa das pessoas mostrando exatamente aquilo que elas desejam consumir e na palma da mãos delas, através do celular.

Essa forma de marketing é muito forte pois atua de forma direta e segmentada, e estudos e pesquisas realizadas mostram que esse tipo de propaganda é muito mais assertivo e eficiente do que comerciais de televisão ou cartazes e Outdoors, por exemplo.

Como ser digital influencer é um tema que atrai muitas pessoas, principalmente os mais jovens e conectados às redes sociais, pois é uma maneira de ganhar dinheiro e acessar experiências e benefícios fazendo ou falando sobre algo que você gosta.

Porém, esse não é um ramo tão simples quanto parece e, sem as habilidades necessárias e sem um conhecimento mais específico, fica muito difícil se destacar e chamar atenção das pessoas.

Ora, um influenciador vive dessa atenção das pessoas e das marcas, e, por mais que tudo isso pareça muito fácil e divertido, é preciso ter muito know-how e comprometimento, e estar atento às necessidades e aspirações das pessoas.

O termo engajamento é uma questão chave nesse ramo. O público precisa ser estimulado e também corresponder aos estímulos que são oferecidos pelos Influenciadores.

Sem o engajamento do público, a identificação, a conexão e a vontade de consumir o conteúdo (e os produtos), tudo pode ir por água abaixo nessa carreira.

E como hoje tudo muda constantemente, não é tarefa tão simples assim manter o público engajado, mesmo sendo um público segmentado e que gosta das mesmas coisas que você.

Por esse motivo, vamos expor neste artigo tudo o que você precisa a respeito de como ser digital influencer e como ter sucesso nesse ramo. Confira:

A Internet como fonte de entretenimento e de renda

Nós sabemos que a internet é hoje a maior rede de entretenimento ao redor do planeta. E, a propaganda está aonde o entretenimento está, pois é lá que está o público.

O entretenimento é uma indústria por si só e movimenta diversas outras indústrias e a internet está aqui para comprovar que o entretenimento é uma das formas mais rentáveis de se fazer carreira e dinheiro.

A internet possibilitou às pessoas ganharem dinheiro só pelos seus gostos e conhecimentos a respeito de um nicho, por exemplo: beleza, vídeo games, cinema, culinária, atividade física, viagens…

Não importa qual é o seu nicho, você pode fazer dinheiro com ele através da internet.

Isso atraiu principalmente o público mais jovem pois gerou renda para quem dependia de mesada dos pais e também uma experiência até mesmo lúdica de “ser famoso”.

Plataformas como o YouTube e o Instagram foram as principais responsáveis pela emancipação dessa profissão, e as empresas que entenderam a oportunidade de ganhar milhões através dessas plataformas e dos influenciadores com certeza acertaram no investimento.

Se você quer saber como ser um digital influencer de sucesso, você precisa entender essa dinâmica do mercado consumidor, ela é a base do seu trabalho.

O que é e o que faz um Digital Influencer

Ok. Mas o que é realmente um influenciador digital e o que ele faz, na íntegra dessa atividade?

Parece simples: um digital influencer é uma pessoa que influencia as pessoas através dos meios de comunicação digital, das redes sociais principalmente e ganha dinheiro com isso.

Voilá. Rápido e fácil, não? Não tanto quanto parece.

Essa pode ser a fonte de renda dos sonhos, mas como ser digital influencer envolve o desejo e necessidades do seu público, o famoso engajamento, número de seguidores, relevância no seu nicho para chamar atenção das empresas e das marcas que poderão te contratar e patrocinar…

Aí a coisa fica um pouquinho mais específica, ok?

Então vamos por partes:

Quando surgiram os Influenciadores

Os Influenciadores Digitais surgiram basicamente junto com as redes sociais, plataformas como Fotolog, Orkut e semelhantes, porém eles não tinham tanto a visibilidade e o poder de engajar que possuem hoje através de redes como o Instagram, por exemplo.

Essa profissão se tornou realmente uma profissão quando as empresas e marcas começaram a utilizar essas plataformas como formas de fazer anúncios.

Com o passar do tempo, as redes sociais foram se tornando cada vez mais dinâmicas e presentes na vida das pessoas.

E aquelas que já possuíam uma rede de conexões com várias pessoas e alguma aptidão em comunicação, entretenimento, modelagem ou didática, por exemplo, já puderam se destacar logo de cara.

Gabriela Pugliesi, por exemplo, ganhou grande visibilidade das marcas do mercado fitness só por compartilhar sua rotina de atividades físicas e cuidados com a alimentação, dicas de emagrecimento e afins.

Quais os principais meios e canais de Influência Digital

Os principais meios de trabalhar nesse ramo hoje em dia são o Instagram e o YouTube.

O Youtube era ainda mais forte quando tudo começou nessa área, mas hoje o Instagram é a plataforma mais utilizada para este fim, porque é muito mais dinâmico e possui vários recursos de visibilidade e praticidade.

Como ser um digital influencer de sucesso envolve chamar atenção de um grande público, o número de seguidores nas suas redes é um aspecto que será considerado.

Mas você não precisa ter um perfil em todas as redes, basta utilizar a sua predileta e conquistar relevância.

Quais as vantagens de se trabalhar como influenciador

Trabalhar como digital influencer chama atenção por todas as vantagens oferecidas. E elas são muitas, com certeza. Vamos agora falar um pouquinho mais a respeito delas.

  • Comodidade: Você poderá trabalhar em qualquer lugar, em muitos casos através do smartphone apenas, seja na sua casa ou principalmente nos lugares que você costuma frequentar e que também geram identificação com seu público.

Fazer o seu horário, trabalhar compartilhando coisas que você já faz no seu dia a dia sem precisar se deslocar ou sair de casa na maioria das vezes é o que atrai muitos influenciadores.

  • Liberdade: O seu conteúdo quem cria é você. Do seu jeito e como você gosta. Quanto mais autêntico e natural, melhor.

Você terá liberdade para trabalhar de acordo com a sua preferência, a não ser quando tiver algum contrato com orientações específicas da empresa.

  • Experiências incríveis, presentes e benefícios: Influenciadores digitais são convidados e contratados a participarem de eventos, a realizarem viagens, a fazer ensaios fotográficos.

Fazem parcerias com marcas, ganham presentes e produtos justamente para divulgarem os famosos “recebidinhos”, ganham descontos dos parceiros, enfim… essa é com certeza uma das melhores partes.

  • Respeito e notoriedade: com o passar do tempo, se você for consistente e oferecer sempre um conteúdo de qualidade, você passará a ser cada vez mais respeitado dentro do seu nicho.

Isso pode ser muito vantajoso dentro e fora das redes sociais.

Se de repente você decidir criar uma outra fonte de renda a partir da sua experiência como influenciador, você com certeza levará um público fiel com você e já será conhecido como uma pessoa de credibilidade na área.

As possíveis desvantagens

Pois é, elas existem. Se você quer saber como ser influencer digital é preciso também conhecer o lado não tão florido dessa profissão e colocar os pés no chão.

Vamos falar agora sobre algumas das possíveis desvantagens com as quais você pode se deparar neste ramo de atuação. São elas:

  • Alto nível de exposição: Você estará influenciando as pessoas de dentro da sua casa, compartilhando a sua rotina, o que você pensa, lê, sente, o que você come, aonde você vai, quais roupas usar, quais músicas escuta, a quais ambientes você frequenta, o que assiste, o que gosta, o que não gosta…

Enfim.. precisa estar preparado para lidar com o fato de que muitas vezes as pessoas vão se sentir próximas de você, da sua intimidade e isso pode gerar um conflito em algum momento.

É importante saber se é tranquilo para você lidar com a exposição e com essa visibilidade toda pois um “time-out” não é uma opção para quem trabalha e é contratado para aparecer constantemente para o público.

  • Os trolls e os haters: No nosso dia a dia é mais fácil evitar o contato com as críticas e pessoas que não nos querem bem e não compartilham de nossas paixões e opiniões, na internet não é bem assim.

Os trolls e os haters inclusive só estão na internet para fazer comentários maldosos principalmente de quem tem destaque.

Quanto mais relevante você se tornar nas redes, mais prováveis se tornarão esses ataques. Em caso de injúrias e ameaças, documente tudo e procure as autoridades responsáveis por crimes digitais.

As aptidões necessárias para se dar bem

Bom, para que você aprenda de fato como ser digital influencer não podemos nos furtar de dizer o que você precisa para atingir esse objetivo. Neste tópico vamos analisar esses aspectos:

O que as marcas e empresas buscam em um Influenciador

As marcas e empresas buscam no influenciar um público fiel e segmentado. O influenciador faz um elo entre a marca o público alvo.

Essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente. Você não precisa ser uma top model nem de um doutorado: você precisa gerar consumo através do seu conteúdo.

É claro que suas qualidades pessoais podem e vão influenciar também, mas o mais importante é ter um público fiel a você.

As marcas querem vender para o seu público porque se ele confia em você, se ele se inspira em você, ele vai consumir o que você consome e o que você indica para ele consumir também.

Cursos de formação para influenciadores

Já é possível encontrar cursos de formação e até faculdade para influenciadores. Esse pode ser um ótimo investimento se você está determinado a seguir essa carreira. Pesquise e busque conhecimento.

Apenas comece. Tenha em mente que tem boca vai a Roma e trace um plano organizado.

Agora que você já sabe como ser digital influencer invista na carreira!