Como vender pelo Mercado Livre 

O Mercado Livre se anuncia atualmente como a maior comunidade de compras e vendas da América Latina. Se você também quer saber como vender pelo Mercado Livre, confira esse texto! 

Quais produtos podem ser anunciados pelo Mercado Livre? É preciso ter uma empresa aberta para vender? Há riscos para o vendedor? Como funcionam a plataforma? Saiba tudo o que precisa antes de criar os anúncios de seus produtos no Mercado Livre. 

 

O que é o Mercado Livre? 

Antes de pensar em colocar um anúncio de seu produto ou mesmo começar a utilizar o Mercado Livre como plataforma para suas vendas é importante saber o que é o Mercado Livre. 

A plataforma do Mercado Livre se auto define como uma democratizadora do comércio eletrônico, disponibilizando tecnologia de ponta para que a troca comercial aconteça com sucesso! 

Criado na Argentina no ano de 1999, atualmente opera em  18 países, sendo um deles o Brasil.  

O Mercado Livre conta hoje, segundo seu próprio site, com mais de 60 milhões de anúncios, o que o torna um gigante do comércio digital. 

O que é possível fazer pelo Mercado Livre 

Através da plataforma do Mercado Livre é possível: 

  • Gerir  negócios na internet 
  • Comprar
  • Vender
  • Pagar
  • Anunciar
  • Enviar 

O Mercado Livre é bem mais do que uma plataforma de vendas, disponibiliza diversas formas de relacionamento possível com seu cliente. Como é uma plataforma muito grande, compensa conhecer todas as suas funcionalidades! 

As pessoas realmente buscam produtos pelo Mercado Livre? 

Se seu objetivo é saber como vender no Mercado Livre, precisa estar informado sobre como funcionam as buscas na plataforma. 

Os números mostram que o Mercado Livre é muito buscado por quem deseja adquirir produtos e também é bastante eficiente em inserção nos mecanismos de busca, ou seja, quando uma pessoa digita nos sites de busca por um produto, o Mercado Livre aparece como uma das primeiras opções quase sempre. 

Isso porque o site registra mais de seis mil buscas por segundo, com cerca de nove vendas efetuadas também a cada segundo, o que faz dele um site de muita relevância para os sites de busca, que terminam por colocá-lo sempre na frente! 

Acredita-se que, no Brasil, mais de 111 mil pessoas vivam somente de vendas que efetuam através do Mercado Livre, ou seja, o site realmente se tornou em uma plataforma entre as mais seguras e procuradas por quem deseja inserir seu segmento de forma digital! 

Quais os segmentos de vendas existentes no site do Mercado Livre 

Atualmente a plataforma pode ser acessada para quem deseja vender praticamente todos os tipos de produto, mas há algumas abas diretamente no site que podem ser utilizadas como se fossem setores de vendas.

São elas: 

  • Veículos 
  • Casa  e decoração 
  • Tecnologia 
  • Moda  e beleza 
  • Bem  estar 
  • Trending 
  • Imóveis 
  • Insights 

Já pensou nas inúmeras possibilidades que todos esses itens trazem quando pensamos nessa plataforma em âmbito internacional? 

Isso significa que você pode, por exemplo, vender seu artesanato inclusive para outros países da América Latina, ampliando bastante o leque de possibilidades e de alcance dos anúncios dos vendedores. 

Quais as vantagens do Mercado Livre? 

Se você quer iniciar suas vendas pela internet é impossível não saber como vender pelo Mercado Livre! 

Isso porque o próprio site anuncia que é o quinto site mais acessado do Brasil! 

Dessa forma, fica praticamente impossível pensar em marketing digital e em vendas pela internet sem considerar o Mercado Livre como uma plataforma fundamental. 

Entre suas principais vantagens está a de permitir vendas por pessoas físicas e também venda de produtos usados com a mesma garantia do Mercado Livre! 

Isso possibilita que você ganhe dinheiro até mesmo se não trabalha com comércio. Trocou um celular e deseja vender o antigo? Tem um vídeo-game em casa que não é mais utilizado? 

Algumas ideias de produtos usados que podem ser vendidos pelo Mercado Livre: 

  • Aparelhos  celulares   
  • Vídeo-games 
  • Jogos  eletrônicos 
  • Equipamentos  de fotografia e áudio ou vídeo 
  • Produtos  de decoração 
  • Artigos  de arte 

Uma ideia que pode ajudar quem deseja ganhar dinheiro extra através da internet é a criação de um brechó online. Muitas pessoas têm procurado fazer isso pelo Instagram, mas também é possível anunciar as roupas e acessórios no Mercado Livre! 

Quais os princípios do Mercado Livre 

Antes de criar seu anúncio, é importante acessar a plataforma do Mercado Livre para ter ideia de como ele funciona. Os princípios descritos nela são os que orientam sua forma de venda e falam muito sobre o Mercado Livre: 

  • Criação  de valor 
  • Empreendimento  que assume os riscos 
  • Excelência  na execução 
  • Competitividade  em equipe 
  • Trabalhar  se divertindo 

Quais as garantias em vender pelo Mercado Livre 

Muita gente sabe que o Mercado Livre garante o dinheiro ao comprador, ou seja, caso o produto não chegue ou chegue com defeito, é a própria plataforma que cuida da devolução do dinheiro, “travando” o comprador para receber o valor da compra que não obteve sucesso. 

Mas poucos sabem que o Mercado Livre também possui uma política de proteção ao vendedor, que inclui: 

Cuidado  com o dinheiro   

O site faz o monitoramento do pagamento do produto. Portanto, o vendedor só entrega o que vendeu quando o Mercado Livre mostra que o pagamento foi efetuado com sucesso.  

A retirada do dinheiro também é feita de forma personalizada através de uma conta que o vendedor possui no Mercado Livre, tornando quase impossível as possibilidades de fraudes. 

O  Mercado Livre media as reclamações 

É bastante comum que em sites de vendas desse porte haja um número considerável de reclamações por parte dos consumidores. 

A política do Mercado Livre é a de tentar resolver esses conflitos e fechar a venda da forma mais satisfatória para as duas partes. 

Dessa foram, a plataforma emite um aviso quando um consumidor ou possível comprador faz alguma reclamação e direciona o vendedor para possível solução de problemas. 

Quando é necessário, o próprio Mercado Livre faz a mediação da situação! 

 

O  Mercado Livre protege sua venda 

Apesar de raro, pode ocorrer de o comprador contestar a compra, alegando por exemplo, que não foi ele que usou o cartão de crédito ou que sua conta no Mercado Livre foi invadida. 

Apesar de não serem situações comuns, o Mercado Livre criou formas bem eficientes de proteger os vendedores quando esses casos ocorrem, através do Programa de Proteção ao Vendedor. 

Através desse programa, o vendedor consegue comprovar a entrega do produto, anulando a contestação do comprador, quando for o caso. 

Há alguns requisitos para que o vendedor esteja coberto pelo Programa, que constitui basicamente em estar de posse de um comprovante de entrega, seja dos Correios, do Mercado Envios, transportadora ou entrega pessoal. 

A plataforma ainda orienta que, para proteger suas vendas, o ideal é contratar empresas seguras para entregas aos seus clientes e sempre guardar toda a documentação referente a elas. Dessa forma, as contestações podem ser mediadas e o vendedor é prejudicado! 

Como podemos ver, o Mercado Livre é uma plataforma que cuida tanto dos direitos dos compradores quanto busca garantir vendas seguras também aos vendedores. Não é à toa que se tornou um dos principais sites quando se pensa em compras no Brasil! 

E agora que você já sabe tudo sobre como inserir seu produto e como vender pelo Mercado Livre, faça seu cadastro e anuncie!