DryWall: o que é e como utilizar?

O DryWall é um dos materiais mais interessantes para uso em construções na atualidade, mas muitas dúvidas surgem quando se fala sobre as características desse produto tão diverso!

Confira mais sobre o DryWall, o que é e como utilizá-lo e fique por dentro de todas as informações que você precisa sobre esse material que já é sucesso em construções de todo o mundo!

 

DryWall, o que é?

Para saber mais sobre DryWall, o que é, precisamos compreender que, na verdade, ele não é exatamente um material pronto, mas um sistema de construção, chamado de construção a seco e que é composto basicamente por três tipos de materiais.

A composição básica do Drywall são perfis com tratamento acústico, que, em geral, é feito com lã mineral, também chamada de isover, mais placas de gessos norte-americanas.

As placas de gesso norte-americanas são produtos que foram criados no início do século XX, portanto há mais de cem anos, e nada mais são do que placas de gesso em moldes pré-fabricadas que são encapadas com material em papelão ou fibra de vidro, a depender do tipo de DryWall e sua finalidade.

O DryWall é um excelente material e pode ser fixado em estruturas de aço com o objetivo de construir prédios e casas, substituindo materiais como alvenarias e outros mais leves que podem servir de base para construções rápidas e econômicas.

A popularização desse tipo de material em nosso país e no mundo todo se deve ao fato de que ele oferece uma base para construção de casas ou edifícios de forma muito rápida, fácil de ser construída e com preço muito abaixo das construções tradicionais feitas em tijolos.

O uso de DryWall na arquitetura

Se você está acompanhando mais sobre DryWall, o que é, já deve imaginar que seu uso não se restringe à construção de casas em modelos mais econômicos, mas ele possui amplo uso em projetos arquitetônicos diversos.

Quando tratamos de uma obra com textos ou paredes em formatos não convencionais, ou casas de estilos personalizados, esse material é a melhor alternativa por ser também de fácil aplicação.

As casas que precisam ser reformadas ou ambientes que necessitam de mudanças constantes, como instalações de paredes que recebem obras de arte e outros espaços modificáveis podem receber no DryWall uma alternativa excelente e com custo adequado.

Basicamente os programas de reforma que se tornaram tão famoso na televisão de outros países, sendo transmitidos para o Brasil, fazem reformas muito rápidas e modificações em ambientes usando placas de DryWall, já que as reformas tradicionais demandam muito mais tempo e ficariam restritas a modelos de casas mais tradicionais!

 

Diversidade de placas de DryWall

Embora seja um material sempre com base em gesso, o tratamento que se dá ao DryWall pode modificar o material e conferir características especiais de acordo com a necessidade do construtor, engenheiro ou arquiteto da obra.

Existem placas feitas para serem resistentes ao fogo, no caso de DryWall que será usado em cozinhas, seja de casa ou mesmo de restaurantes e outros ambientes. Mas também podem ser importantes quando as construções são feitas em locais com muita incidência de luz e calor solar!

A resistência aos impactos também é um atributo especial que pode ser importante no caso de materiais que serão utilizados para a estrutura de casas e prédios, já que os impactos da própria obra e do uso normal do local poderiam danificar materiais menos resistentes.

Esse também é o caso de DryWall que precisa ser usado em indústrias ou em locais com alta circulação de pessoas, quando existe impacto de móveis ou de objetos sobre a estrutura. No entanto, é preciso saber o quanto de impacto o material consegue absorver, para que o mesmo não seja danificado em pouco tempo de uso!

Para quem está acompanhando mais sobre o DryWall, o que é, pode ser interessante saber que existem placas especiais com tratamento acústico, ideais para serem utilizadas em quartos ou instalações onde se pretende restringir o som no interior do local.

Esse atributo é muito interessante na construção de casas, já que em construções muito próximas o mínimo barulho pode chegar até as casas vizinhas e provocar problemas nas moradias.

Também é importante calcular o nível de isolamento no caso da aplicação em locais com grande incidência de barulho, como estúdios ou casas de festas.

A baixa absorção é outra alternativa para quem pretende construir em locais externos, já que a construção estará sujeita às chuvas. No interior de residências e outras instalações, essas características podem ser interessantes para quem pretende usar o DryWall próximo a pias ou instalações de água!

 

Outras vantagens da utilização de DryWall

Existem outras muitas vantagens para quem deseja saber mais sobre DryWall, o que é. Entre elas, podemos destacar:

  • Menos desperdício de material

Na realidade, o desperdício no uso de DryWall é praticamente zero, porque é possível calcular antecipadamente e com maior precisão, o quanto desse material deverá ser comprado e utilizado em cada instalação.

A alvenaria é um exemplo de construção com alto índice de desperdício de material, o que acaba encarecendo a obra. Calcula-se que o desperdício de DryWall não ultrapasse 5% do material, enquanto em construções comuns esses índices podem chegar a 25%, o que significa um quarto de tudo o que é comprado.

A ausência de desperdício não é só um benefício em relação ao custo, mas também um problema a menos quanto ao descarte de sobras de materiais e agressão ao meio ambiente.

O descarte seguro de sobras implica ainda em custos com caçambas e remoção de materiais da obra, além de gasto de tempo desnecessário com limpeza do local.

  • Alta produtividade

Quem deseja elevar a produtividade de seu negócio e quer saber mais sobre DryWall, o que é, está buscando pelo material certo. Com todas as vantagens em preço, agilidade e qualidade seria impossível que a produtividade da construção não fosse potencialmente elevada.

O tempo médio de construção de uma parede de DryWall é de duas horas com apenas dois instaladores. A partir daí o produto já está pronto para o acabamento.

Em casos de necessidade de rapidez da obra, esse é o material mais indicado!

  • Manutenção facilitada

A manutenção do DryWall existe, mas, em geral, costuma ser bastante rápida e fácil, já que o material costuma exigir apenas alguns reparos nas placas.

As placas também podem ser substituídas totalmente quando existe algum dano mais grave, no entanto, não é comum que isso ocorra em manutenções de rotina.

Além da agilidade, um fator importante para quem está acompanhando mais sobre o DryWall, o que é, é que o desperdício para os reparos também costuma ser muito baixo, menor ainda do que para a instalação.

O único cuidado que se deve ter é com o material de acabamento para que não sobre e provoque desperdícios de tintas, massas e outros.

  • Criação artística

É possível criar praticamente todos os tipos de desenhos, figuras e layouts planejados sobre as placas, por isso o DryWall também é um material muito indicado para a fachada de comércios em geral.

No caso de optar por placas de DryWall em sua loja, o diferencial é que você pode remanejar o ambiente com muito mais facilidade, modificar as cores e o acabamento e remover os layouts.

Consulte sempre especialistas em materiais e desenhos artísticos e saiba o que é possível e quais as melhores aplicações para DryWall, mas, em geral, o material recebe muito bem os designs!

Inovações feitas com DryWall

Quem já se apaixonou pelo material e está conferindo mais sobre DryWall o que é, pode estar querendo fugir dos espaços tradicionais. Veja algumas dicas de inovações e formas criativas de aplicar DryWall!

  • Revestir paredes

É possível revestir paredes comuns com placas de DryWall. A grande vantagem desse processo é que ele nivela o espaço, permitindo a colocação em papéis de parede em paredes mais antigas e rústicas.

O DryWall também é tão versátil que permite que outros materiais sejam colocados sobre as placas, inclusive cerâmicas, coberturas azulejadas e materiais texturizados.

Um cuidado que se deve ter é calcular sempre o peso do revestimento de acordo com a espessura das placas, no mais, o DryWall é uma excelente ideia para revestimentos!

  • Forros iluminados

O DryWall existe em versão resistente ao calor e pode ser furado em qualquer desenho para compor forros e tetos com iluminação diferenciada.

Uma ótima opção também para tetos irregulares e instalações com alturas diferentes em forros é fazer a cobertura com esse material!

Para quem deseja a sensação de rebaixamento em parte do forro, a aplicação de sancas também é possível a partir do uso de DryWall!

Se você acompanhou tudo sobre DryWall, o que é e também viu o quanto esse material é versátil e pode ser utilizado para a composição criativa de espaços, não pode perder a chance de utilizar placas de DryWall em suas construções!

Verifique sempre a qualidade do material que está adquirindo e contrate profissionais habilitados para a instalação! No mais, basta usar a criatividade que o DryWall admite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *