Empresa com Nome Confidencial

O papel de uma empresa, independente de seu porte, em uma sociedade é bem amplo, geralmente elas possuem serviços, bens e produtos para atender a necessidade de seus consumidores, com isso as empresas crescem, geram lucros e oportunidades de emprego. veja Empresa com nome confidencial.

Por isso e por outros motivos, elas têm como objetivo manter sua idoneidade, para passar confiança para seus consumidores, colaboradores, investidores e acionistas.

Elas têm um papel muito importante na boa gestão de recursos, garantindo sempre a eficiência no gerenciamento, principalmente de seus recursos humanos e financeiros. Por isso algumas empresas podem optar, em algumas situações, ser empresa com nome confidencial.

Mas o que significa exatamente o que é empresa com nome confidencial? Nesse artigo vamos definir o que é empresa com nome confidencial e quais são os motivos que ela pode ter para decidir ser confidencial.

 

O que é empresa com Nome Confidencial?

Definir o conceito de empresa com nome confidencial é simples, já que a palavra confidencial sugere algo que não seja divulgado, no âmbito sigiloso, secreto e até mesmo escondido.

Então o termo empresa com nome confidencial transmite a ideia de uma empresa que, por seus motivos específicos, os mais variados possíveis, não queiram divulgar o seu nome, preferem manter o sigilo de algumas informações.

É muito comum isso na hora de empresas lançar abertura de vagas em plataformas online de empregos, vamos explicar nesse post os porquês que isso acontece.

Vagas confidenciais

Então o que são vagas confidenciais?

Vagas confidenciais são vagas de trabalho que são abertas no mercado sem que o candidato saiba quem é o empregador, ou seja, quem é a empresa que está contratando, ou em busca de uma seleção de candidatos que possivelmente encaixa na vaga disponível.

Além disso, essas vagas podem ser consideradas confidenciais por ocultar outras informações, como, por exemplo, campo de “salário”, a maioria das empresas não preenche esse campo

Essa vaga pode ser postada em diversas plataformas, que oferecem para o público, vagas de emprego, seja em determinada região ou até mesmo abrangendo diversos estados do país, alguns sites de emprego oferecem inclusive, vaga para outros países.

As vagas, que são postadas em plataformas que oferecem empregos, podem ser gerenciadas pela própria empresa que está contratando, também pode ser gerenciada por uma empresa que presta consultoria de RH na parte de seleção e recrutamento de funcionários.

 

Candidatos confidenciais

Da mesma forma que as empresas podem optar por não divulgação do seu nome e de outras informações, disponibilizando apenas os dados da vaga, os candidatos também podem gerenciar o nível de privacidade dos seus dados e também sobre algumas informações presentes no currículo.

Os candidatos podem optar por não aparecer o telefone, apenas o e-mail, caso ele deseje receber os contatos profissionais apenas por e-mails, ou até mesmo o contrário. Da mesma forma que algumas empresas optam por não colocar o salário do cargo, alguns candidatos também omitem a pretensão salarial.

Empresas com nome confidencial e candidatos confidenciais

As plataformas de vagas de empregos, ao disponibilizar seu formulário de cadastro, tanto para empresas que estão a procura de um profissional como para os candidatos que estão a procura de emprego, disponibilizam um campo onde tem a opção de ocultar informações.

Dessa forma, ao preencherem seus cadastros o contratante pode optar por ser empresa com nome confidencial, e o candidato também pode escolher quais de seus dados serão confidenciais.

Por que existe empresa com Nome Confidencial?

Os contratantes podem optar por ser empresa com nome confidencial pelos motivos mais variados possíveis, para detalhar mais sobre esse assunto, vamos fazer algumas proposições, acompanhe.

Substituição de funcionário

Suponhamos que a empresa deseja fazer a substituição de um funcionário, mas primeiro quer aguardar a seleção dos candidatos, e escolher um candidato com o perfil adequado para a vaga, e depois de escolhido esse candidato, demitir o funcionário que estava no devido cargo.

Esse é um caso em que, possivelmente, a empresa não pode ficar sem funcionário naquele cargo, por não poder parar o setor, ou as funções que ele vinha desempenhando, e por isso, aguarda o contrato de um novo funcionário para dispensar o atual colaborador, uma situação muito comum nas empresas.

Se a empresa não ocultar o seu nome pode ser que o atual colaborador descubra que a empresa onde ele trabalha, abriu vaga no cargo em que ele se encontra, antes mesmo da empresa vir a comunicar com ele.

Essa seria então uma situação constrangedora tanto para a empresa quanto para o colaborador que descobriu a possibilidade de perder o emprego.

Ainda, a empresa contratando o candidato selecionado para a vaga, ela precisa continuar com boas relações com o funcionário antigo, até mesmo porque geralmente ela vai depender da vontade dele de passar todo o conhecimento e informações necessárias para que o candidato contratado desempenhar suas funções no cargo.

Ainda não tomou a decisão de substituição

Pode ocorrer também que a empresa ainda não esteja certa sobre a substituição do seu atual colaborador, mas deseja analisar o perfil de possíveis candidatos para ocupar esse cargo.

Então ela vai procurar saber se existem perfis de candidatos que serão capazes de desempenhar a função com responsabilidade e profissionalismo e principalmente, vão buscar analisar se o candidato tem experiência profissional para fazer essa substituição de forma assertiva.

Já que um dos maiores gastos que a empresa tem com seus funcionários é na rescisão de contrato. Ficar contratando muitos funcionários, que não param no cargo também gera gasto, tanto financeiro como de tempo, para ficar treinando funcionários novos.

O contratante pode se sentir inseguro em substituir alguém que conhece bem a função que desempenha, por um funcionário novo que ele praticamente ainda não teve nenhum contato.

Nesse caso a empresa vai preferir analisar o que tem disponível no mercado, ela vai checar, sondar, para ver se existe um candidato que vale a pena investir.

 

Vagas que também serão disputadas por funcionários internos

A empresa vai fazer um processo seletivo onde os funcionários internos também podem se candidatar a vaga. Mas talvez ela não tenha intenção de que seus colaboradores saibam que a vaga também está sendo oferecida para candidatos externos.

Por isso ela pode optar por ser empresa com nome confidencial, ela não tem interesse que seus colaboradores saibam que a vaga externamente também para evitar constrangimento com seus funcionários.

Procura por um profissional mais capacitado

Pode ser também, que ela esteja procurando alguém mais capacitado, com alguma especialização na área, e fazer um “upgrade” em seus sistemas e está procurando o candidato com o perfil ideal para assumir a posição.

E pelo mesmo motivo falado no último item ela decide por ser empresa com nome confidencial. E caso eles encontrem o funcionário ideal eles certamente vão seguir com o processo de contratação.

O colaborador está em busca de outra oportunidade

Da mesma forma que é constrangedor para o funcionário descobrir que a empresa está buscando substituí-lo, também o é, quando a empresa fica sabendo que seu funcionário está em busca de novas oportunidades.

Com isso a empresa vai buscar, já de antemão, por um candidato que possa vir a substituir o colaborador atual, pois pode ser que ela fique preocupada por ficar sem funcionário no setor.

Então, já que ela percebeu que seu funcionário quer sair, ela lança a oportunidade da vaga para novos candidatos, e prefere não divulgar o seu nome.

Ocultar informações para a concorrência

A empresa também, ao lançar uma vaga divulgando o seu nome, pode ser que ela esteja abrindo informações de suas estratégias de mercado para os seus concorrentes.

E pode não ser muito interessante para a empresa revelar seu interesse em fazer esse movimento em sua equipe de funcionários, e como parte de sua estratégia ela decide por ser empresa com nome confidencial, para não passar para os seus concorrentes os seus planos.

Caso de separação de sociedade

Em caso onde a empresa possui mais de um sócio e que por algum motivo resolvem fazer a dissolução da empresa, fazendo a separação da sociedade. Nesse caso de posições mais elevadas e executivas, por uma questão de respeito, ou até mesmo devido à situação organizacional, ou até econômica em que se encontra, preferem manter a confidencialidade.

Caso de união de sociedade

Também é o caso de empresas que vão se unir ou fundir e nesse momento da transição, preferem não divulgar que a empresa está crescendo, ampliando, até mesmo por estratégia de mercado, como é o caso de grandes empresas que se fundem.

Elas podem preferir se reorganizar, as vezes atualizarem seu quadro de funcionários atuais e alcançar certa estabilidade, antes de divulgar e oficializar publicamente esse tipo de movimentação.

Então ela vai lançar vagas, contratar funcionários, alcançar certa estabilidade para depois comunicar sua ação, e na hora de disponibilizar a vaga nas plataformas ela vai selecionar o campo de empresa com nome confidencial.

 

Pelo controle das informações

Muitas empresas, principalmente as de grande porte, ela pode ter investidores, acionistas, e pode não ser do seu interesse ficar se expondo e divulgando as suas movimentações, trocas e substituições.

Ela deve passar credibilidade e confiança, tanto para seus investidores como para o público em geral, pois esse tipo de movimentação pode impactar nos seus negócios com seus investidores, ela então decide controlar algumas informações.

Vagas Falsas

Por outro lado, algumas empresas, pouco idôneas, aproveitam dessa opção de empresa com nome confidencial para lançar vagas falsas no mercado.

Elas vão lançar as vagas nas plataformas de emprego com o nome confidencial, sem informações para que seja possível identificar a empresa, da mesma forma que as empresas que realmente querem contratar um novo funcionário, mas o que está por trás são motivos diferentes.

Coletar dados para a formação de lead

Nesse caso a empresa entra em contato com o “possível candidato” e pede para ele preencher cadastro, o candidato vai preencher o formulário e com isso disponibilizar voluntariamente os seus dados para aquela empresa.

Essa empresa vai utilizar os seus dados e verificar se você pode ser um potencial cliente para comprar seus produtos, e vai passar a mandar mala direta com e-mails marketing oferecendo promoções.

Então ela está interessada em montar um banco de dados, e de contatos fará a formação de leads e não de divulgar uma vaga de emprego.

Venda de serviço

A empresa lança uma “suposta” vaga na plataforma de empregos, entra em contato com os candidatos e os convocam para uma “entrevista”.

Quando o candidato chega para fazer a entrevista percebe que a empresa está interessada em vender e não realmente contratar um funcionário. O tipo de venda pode ser o mais variado possível, pode ser produtos ou cursos, por exemplo.

Mas concluindo, não é só porque um empregador optou por selecionar o campo de empresa com nome confidencial, que não disponibiliza muitas informações, não significa que a vaga é falsa, ela pode ter alguns dos motivos que falamos acima.

No caso, se você é um candidato que está em busca de uma oportunidade, não deve deixar de se inscrever nos programas de vaga só porque a vaga se refere a uma empresa com nome confidencial.