O cenário do empreendedorismo é muito destacado na economia brasileira. A Empresa de pequeno porte (EPP) tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia e crescimento de um país.
O Brasil dispõe de leis e recursos que facilitam a vida destes empreendedores e é importante entender melhor qual é o cenário ao qual as micro e pequenas empresas se inserem justamente para que possam se firmar e se estabelecer.
A criação de uma empresa significa a criação de empregos, maior geração de renda e fluxo de capital.
Também está ligada ao empoderamento do brasileiro ao se firmar como empresa é uma marca.
Cada vez mais brasileiros estão optando por entrar neste ramo e muitos já fizeram isso sem nem mesmo pensar muito a respeito, movidos apenas pela necessidade de trabalhar e por uma oportunidade de prosperar.
Mas, para que as coisas se mantenham num ritmo de crescimento e expansão, é preciso entender alguns pontos chave no mundo dos negócios.
A empresa de pequeno porte de hoje pode ser a empresa gigante de amanhã, e ainda que ela se mantenha como uma empresa de pequeno porte, seu sucesso não será determinado pelo seu tamanho, e sim por sua presença no mercado e relevância para o consumidor.
Para que você entenda melhor, um salão de cabeleireiros ou uma barbearia é uma empresa de pequeno porte, uma advocacia, um food truck, um studio de dança, uma academia, um pet shop, uma vinícola ou uma cervejaria artesanal, uma produtora de salgadinhos ou bolos de festas, um estúdio de tatuagem…
Todos esses são exemplos de micro empresas e empresas de pequeno porte.
Você entende agora como elas estão talvez até mais presentes em nossas vidas do que as empresas de grande porte?
Se você pretende empreender, ou seja, criar a sua marca, sua empresa e sua própria forma de gerar renda, você provavelmente está no caminho de criar uma empresa de pequeno porte.
E, para que você entenda melhor do que se trata esse tipo de empresa e esse cenário do mercado de trabalho e do setor econômico, nós organizamos este artigo com algumas informações bastante relevantes para o seu conhecimento.
Entenda o que é realmente uma empresa de pequeno porte, como ela está inserida na economia brasileira e confira algumas dicas para fazer com que os seus negócios prosperem de forma consistente, assertiva e de acordo com as leis. A seguir:
Índice
O que é uma empresa de Pequeno Porte?
A empresa de pequeno porte é de extrema importância para a economia no Brasil.
Falaremos a seguir um pouco mais sobre o que é uma empresa de pequeno porte e como identifica-la no mercado:
Empresa de pequeno porte, também conhecida como EPP, é aquela empresa ou empreendimento que chega a um faturamento bruto entre R$360 mil e R$4,8 milhões ao ano.
Caso ela não opere com uma atividade prevista na LC 123/2006 – que é a lei federal que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ela poderá optar pelo Simples Nacional no que diz respeito ao registro e pagamento de impostos.
O Simples Nacional é o um sistema de tributação simplificado que foi criado em 1996 pelo governo brasileiro com o propósito de facilitar o recolhimento dos impostos e contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte.
Como empreendedor é necessário que você tenha um CNPJ e que pague seus impostos ou poderá ter muitos problemas com o governo federal.
Além disso, esta é uma forma também de você também garantir os seus direitos e os direitos da sua empresa.
O faturamento bruto é o que categoriza as empresas, porém o número de funcionários também pode fazer essa classificação.
Uma empresa de pequeno porte deverá ter até 99 funcionários se for do setor industrial, e par setores do comércio e prestação de serviços, poderá contratar entre 10 e 49 funcionários.
A lei que regulamenta as microempresas no Brasil foi de extrema importância não só para a arrecadação de impostos, mas também para estabelecer direitos e incentivos para o empreendedorismo no país.
Afinal, a criação de uma empresa significa criação de empregos, distribuição de renda e giro de capital – crescimento da economia, o que impacta diretamente no desenvolvimento econômico de um país.
A seguir falaremos sobre o cenário no empreendedorismo no Brasil, confira:
Micro Empreendimento no Brasil
Como mencionamos, a microempresa e a empresa de pequeno porte representam o desenvolvimento econômico do país.
Existe uma série de benefícios e concessões que essas empresas possuem para que possam entrar e se estabelecer no mercado sem tantas dificuldades, mas elas precisam atender a alguns critérios, como o faturamento bruto anual e o número de funcionários contratados, como já mencionamos.
O Simples Nacional é um grande aliado dessas empresas.
Aquelas que optam por se cadastrar nele podem usufruir de alguns importantes benefícios como redução de taxas tributárias, unificação de impostos, redução de custos e menos burocracia, por exemplo.
Vale a pena conhecer o Site do Simples Nacional só para você conhecer todas as facilidades e incentivos que são oferecidos para ajudar os brasileiros a empreender e prosperar em seus empreendimentos.
Inclusive, como o país incentiva a exportação de produtos, é possível para essas empresas faturarem em até R$3,6 milhões além do teto de R$4,8 milhões sem perder os quesitos para obter os benefícios característicos das micro empresas e empresas de pequeno porte.
A empresa de pequeno porte representa a prosperidade de um país, ademais elas podem vir a ser as grandes empresas do futuro!
Mas para isso acontecer, é necessário que o empreendedor entenda o mercado e busque mais conhecimento.
De fato, não são todos os empreendedores que estudam administração de empresas ou contabilidade. N verdade são pouquíssimos os que fazem isso.
Às vezes a pessoa só precisa começar e se lançar no mercado, mas contar com a sorte é perigoso e buscar por mais conhecimento e capacitação só tem a beneficiar os empreendedores.
Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso no seu empreendimento, principalmente se você possui ou trabalha com uma empresa de pequeno porte.
Como criar uma Marca de Sucesso
Neste tópico falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre criar uma empresa de pequeno porte de sucesso e quais os recursos você pode utilizar para crescer e prosperar.
As grandes empresas de hoje começaram pequenas em algum momento da história.
É importante ter isso em mente para controlar a ansiedade e a ambição. Também não é uma boa opção desacreditar do potencial da sua empresa só porque ela é pequena.
Equilíbrio, seriedade e comprometimento será um diferencial no mindset de quem quer empreender.
As nossas dicas são:
- Busque por cursos de empreendedorismo: Existem muitos cursos livres e inclusive gratuitos na internet que vão te ajudar a encontrar as primeiras dicas e pistas de quais direções seguir.
Se você não puder investir em uma formação acadêmica, vale a pena conferir esses cursos pois, mesmo que você possa contratar alguém para cuidar da contabilidade para você, você precisa entender do seu próprio negócio.
- Estabeleça parâmetros para o seu negócio: o que ele é, qual setor ele está inserido, a que público ele se dirige, qual é a necessidade do público, qual é o valor, quais são os rendimentos, o quanto preciso investir, qual deverá ser o retorno, formas de marketing e contratação de pessoal – tudo isso você precisa estabelecer no seu plano de negócios.
Sem esses parâmetros é fácil se deixar levar e se perder nas contas e nas perspectivas. A organização de um negócio é o principal item para o seu desenvolvimento.
Pesquise e coloque tudo no papel. Desenvolva o seu projeto e crie a sua empresa.
- Conheça a legislação e siga as recomendações e as leis: lembre-se que elas estão a seu favor e que tudo pode ir muito mal se você não respeitar essa etapa.
E nós também já mencionamos como a legislação brasileira beneficia quem abre uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte.
Isso é muito importante para se inserir no mercado de forma eficiente e correspondendo aos deveres que um empresa séria deve ter. Isso também diz respeito ao seu compromisso com o seu próprio crescimento.
- Invista na personalidade da sua empresa: uma empresa representa um serviço ou um produto. Esse serviço ou produto precisa impactar na vida das pessoas de forma a se tornar relevante para elas: algo que as ajudou, algo que as cativou.
Identifique os desejos, as necessidades e as preferências do seu público e faça com que a sua empresa promova e viva esses valores.
Essa identificação é muito benéfica para quem está começando, pois seus clientes farão parte da sua história. Uma empresa de pequeno porte não precisa ser grande e famosa para ser a predileta das pessoas, e nem a mais barata no mercado: posicione-se estrategicamente valorizando seu negócio e seu cliente.
- Pesquise a concorrência: a concorrência não precisa ser sua inimiga mortal, ela também pode representar uma fonte de conhecimento e incentivo para que você busque sempre melhorar.
Procure entender os parâmetros do mercado no setor no seu negócio.
Os valores cobrados, o tipo de prestação de serviço oferecido, o atendimento, o rendimento, quais são as novidades e inovações na área, quem são os fornecedores, quais as estratégias de marketing utilizadas. Conheça para entender melhor onde se posicionar e se diferenciar.
- Não misture as contas! Este é um dos itens mais importantes que você deve observar: não misture sua conta pessoal com sua conta empresarial.
Esse é um erro muito grave pois torna o empreendedor cego à dinâmica financeira real de sua empresa.
Saiba quanto precisa e quanto vai investir ou injetar em sua empresa e preveja o retorno que terá – utilize esse capital para os seus negócios e separe-o das suas finanças pessoais.
Considerações relevantes para quem tem uma empresa de pequeno porte
Outras formas de se inserir no regime tributário para as micro e pequenas empresas além do Simples Nacional são o Lucro Real e o Lucro Presumido.
Optando pelo Lucro Real, a tributação é feita em cima das receitas menos despesas, com os devidos ajustes previstos na legislação.
No caso do Lucro Previsto, a tributação é feita de acordo com bases pré-estabelecidas para cada ramo de atividade. E tributos como o PIS/Pasep, ICMS e ISS por exemplo, são taxados e cobrados separadamente.
Pesquise bem qual a melhor opção vai atender aos interesses do seu negócio e da sua empresa de pequeno porte.
Empreendedor, acredite na sua marca e prospere!
Se você está começando, não se intimide. Existe um passo a passo o qual você pode seguir para abrir o seu negócio.
Estude o mercado, reúna todo o seu planejamento, separe os documentos necessário, inicie o processo na Junta Comercial, abra o seu famoso CNPJ e, principalmente, confie em você mesmo, faça da sua empresa de pequeno porte um sucesso!