Como Utilizar O Facebook Ads Para Afiliados?

O Facebook Ads para Afiliados é uma ferramenta e tanto para quem trabalha com esse mercado, afinal, nada combina mais do que marketing digital e redes sociais (principalmente quando estamos falando do Facebook).

A plataforma pode dar a impressão de estar em decaimento para alguns, entretanto, ainda é o site que mais acumula usuários no mundo. Sendo assim, as propagandas promovidas lá dentro geram, sim, bastante tráfego.

Além do mais, é possível vincular tudo isso ao Instagram, o que potencializa ainda mais os resultados. Quer aprender a usar essa ferramenta da melhor forma possível e aumentar sua performance em vendas? Acompanhe.

O que é o Facebook Ads para Afiliados

Antes de qualquer coisa é importante entender do que se trata o Facebook Ads para Afiliados.

Primeiramente, o Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios dentro dessa rede social. As propagandas que você recebe enquanto navega no seu perfil são frutos desta tecnologia.

Já o Marketing de Afiliados é uma forma de promover determinados produtos digitalmente. Os afiliados são aqueles que divulgam uma mercadoria de algum produtor (e-book, curso, treinamentos digitais, coisas do gênero).

O pagamento ao afiliado é calculado a partir da quantidade de interações que o público tem com o seu anúncio promovido. Dito isso, fica fácil entender como o Facebook se torna uma ferramenta valiosa, não é mesmo?

Como as pessoas passam horas e horas nas redes sociais, promover campanhas de marketing através dessa plataforma é uma ótima ideia para aumentar o fluxo de leads.

Como funciona o Facebook Ads?

O Facebook Ads funciona de forma simplificada, não sendo uma programação difícil – o que democratiza a ferramenta para diversos tipos de usuários, até mesmo aqueles que não possuem muita familiaridade com a internet.

As campanhas e anúncios são gerados a partir de informações que você mesmo adiciona na hora de configurá-las, sendo a maioria delas voltadas para as características do seu público-alvo.

Sexo, idade, localização e coisas do gênero são algumas das informações requeridas. A partir delas o Facebook irá direcionar as campanhas apenas para os leads em potencial.

Já percebeu que os anúncios que aparecem para você sempre são direcionados de alguma maneira? Nunca, é algo totalmente aleatório, justamente por haver este algoritmo inteligente por trás das campanhas.

Então, o Facebook Ads para Afiliados se torna uma arma poderosa para atrair o público.

Dicas para usar o Facebook Ads para Afiliados

Quando estamos falando de Facebook Ads para Afiliados é importante se atentar a algumas dicas no momento de gerar o seu link que direciona o usuário para o produto. Veja algumas dicas:

• Não promova o link diretamente

O link gerado pelo afiliado (que irá contabilizar para gerar o rendimento do trabalho) não deve ser inserido diretamente na campanha do Facebook Ads.

Pode parecer interessante gerar este tipo de tráfego direto, entretanto, a rede social não aceita esse tipo de relação dentro de sua plataforma. Sendo assim, utilize os anúncios dentro do Facebook como um canal.

• Crie suas páginas de captura

É aí que entram as páginas de captura, o lead será direcionado para algumas delas para, então, serem direcionados aos links que você realmente tem o interesse.

É importante que a página seja atrativa e fazer o lead se manter nela, pois este “obstáculo” de haver uma página de transição pode afastar o usuário. Pense muito bem na hora de elaborá-la.

• Fanpage específica para anúncios

A rede social dá a permissão para que perfis pessoais façam a vinculação de anúncios convencionais. O ideal é criar um perfil da sua empresa, uma fanpage.

A dica é fazer o perfil antes de começar com os anúncios. Aliás, pense primeiro na base das suas estratégias de marketing para, depois, colocá-las em prática.

• Facebook for Business

Assim como o Whatsapp for business, o Facebook também possui uma versão corporativa. Ela possui várias ferramentas interessantes que irão ajudar a melhorar a performance dos seus anúncios.

• Crie um pixel

O pixel é uma forma de rastrear o que os leads estão fazendo em páginas externas. A partir dessa ferramenta é possível saber o comportamento dele após acessar o seu anúncio.

Com essas informações é possível direcionar melhor as campanhas de Facebook Ads para Afiliados.

O que fazer para ter sucesso como afiliado

A premissa que propagam sobre ser um afiliado é que você ganhará dinheiro sem sair de casa e de forma fácil. Será que isso é possível? Na verdade, é possível, sim, ter uma boa renda com esse tipo de trabalho.

Entretanto, isso não quer dizer que será fácil! O segredo é fazer boas campanhas de marketing, que sejam eficientes e atrairem leads, mas é justamente aí que mora o problema!

Mesmo que a informação sobre marketing digital esteja muito mais democratizada, este nicho de mercado não deixa de ser extremamente complexo.

Há muito que aprender e apenas com muito estudo – seja do seu público-alvo ou das ferramentas de marketing em si – é possível atingir bons resultados e performances realmente satisfatórias.

O Facebook Ads para Afiliados não foge disso, onde todas as suas campanhas devem ser muito bem desenvolvidas.

Outras plataformas para investir em anúncios

Com certeza o Facebook é uma grande plataforma de anúncios, mas se você se limitar apenas a ela poderá obter resultados inferiores. É importante investir em todas as plataformas que estejam alinhadas com seu público-alvo.

Normalmente, quem usa Facebook também usa Instagram, então as campanhas podem ser expandidas para essa rede social.

Caso seja um público mais “tradicional” composto por pessoas mais velhas, o e-mail marketing pode ser uma estratégia atrativa também. É sempre importante avaliar quais são os canais mais frequentados.

Isso porque cada público-alvo se comporta de determinada maneira. De nada adianta fazer boas campanhas para o Instagram sendo que os leads não estão por lá, não é mesmo?

Sobre esse assunto, é importante frisar que todas as campanhas e qualquer outro tipo de ação no ramo das vendas giram em torno de um único objetivo: atrair e conquistar clientes.

Ou seja, todas as estratégias devem ser pensadas para agradar esses usuários.

Sempre pense em como o produto que você está promovendo pode ajudá-los de alguma forma. O público-alvo precisa ver o que você tem a oferecer como uma solução para os seus problemas.

Como melhorar a performance com o Facebook Ads para Afiliados

Tudo o que foi dito é apenas um panorama de como você pode começar a pensar em suas estratégias de marketing digital usando o Facebook Ads para Afiliados.

É realmente importante entender que bons resultados virão a partir de técnicas e boas ferramentas, sendo fundamental estudar e buscar, sempre, estar atualizado com as novidades.

Além do mais, o comportamento do seu próprio público-alvo muda ao decorrer do tempo e é preciso avaliar isso também. Mantenha-se estudando e aprimorando as suas habilidades em marketing para aumentar seus resultados.

E, obviamente, todos esses resultados devem ser monitorados para ser possível haver comparação de desempenho de acordo com cada nova estratégia.