Que o Facebook é a Rede Social com mais contas ativas de todo mundo muita gente já sabe, mas sua versão paga, o Facebook Ads não é tão conhecida como deveria, já que possui funcionalidades bem interessantes, especialmente para quem deseja divulgar empresas e marcas. Hoje iremos falar mais sobre o Facebook Ads para iniciantes!
Por isso preparamos um texto completo para você conhecer mais sobre o Facebook Ads e saiba como utilizar todos os recursos que ele oferece. Veja como iniciar o Facebook Ads e saiba tudo sobre Facebook Ads para iniciantes!
Índice
Sobre o Facebook
Já faz algum tempo que o Facebook é considerado a maior Rede Social do mundo! Mesmo após o surgimento e sucesso de outras Redes gigantes como o Instagram, seu acesso nunca foi reduzido.
Além da Rede mais utilizada no planeta, o Facebook é também o site mais acessado, o que garantiu ao seu criador o status de um dos homens mais conhecidos do mundo da tecnologia, promovendo grandes uniões entre as maiores redes sociais e sites do mundo.
O Facebook é considerado ainda um importante mecanismo de influência cultural e política, já que através de seus posts, páginas e grupos é possível ter acesso a informações, imagens e textos que permitem debates sobre temas importantes da atualidade.
O fato é que o Facebook modifica completamente o panorama do conhecimento e das discussões sobre o que está ocorrendo no mundo, já que seu sistema de comentários e respostas foi criado de forma completamente inovadora.
O Facebook possui páginas temáticas gigantes, que permitem que criadores e usuários postem conteúdos e levem informação em formatos muito variados.
E é claro que todo esse tamanho e acesso gerou no Facebook um importante mecanismo de propaganda e de divulgação de produtos e marcas. Sabendo disso, as políticas do Facebook vêm se modificando para atender aos interesses de quem pretende fazer marketing digital utilizando essa Rede Social.
O que é o Facebook Ads?
Um grande exemplo desse investimento é a criação pouco mais recente do Facebook Ads, que, na verdade, é a versão paga da Rede Social e que permite uma infinidade de formatos de anúncios, divulgações diferenciadas e campanhas de marcas bastante interessantes. Veja mais sobre o Facebook Ads para iniciantes!
O Ads do Facebook já é considerado uma das ferramentas mais utilizadas para o marketing digital em todo mundo, dada a importância dessa Rede Social. Quem pretende divulgar sua marca ou produto e serviço não pode ficar de fora dessa possibilidade de lucrar!
Estima-se que, ao todo, mais de um milhão de empresas e marcas utilizem o Facebook Ads para divulgação de seus produtos e serviços, investindo ao todo mais de oito milhões de dólares. Esse montante significa que há um retorno financeiro importante para quem decide usar essa ferramenta como aliada de seus negócios.
Mas como em tudo o que diz respeito à propaganda e marketing feito através de mídias digitais, a qualidade dessa campanha faz toda a diferença para o retorno financeiro e divulgação pretendidos. Por isso preparamos um tutorial para quem pretende saber mais sobre o Facebook Ads para iniciantes!
Facebook Ads para iniciantes
Ao contrário do que se possa imaginar, usar o Facebook Ads para iniciantes não é só coisa de profissionais do marketing. Conhecendo melhor as ferramentas e estratégias oferecidas é possível que qualquer pessoa crie campanhas de qualidade e divulgue sua marca com sucesso!
Para conseguir criar sua campanha com facilidade, é necessário conhecer bem o que é o Facebook Ads e quais seus conceitos e ferramentas. Dessa forma será possível escolher como trabalhar utilizando essa Rede Social com amplidão incomparável de acessos e visibilidade.
Veja as principais funcionalidades do Facebook Ads para iniciantes e entenda porque ele é tão importante para quem pretende veicular anúncios de qualidade na internet!
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Gerenciador de negócios do Ads
Essa é a ferramenta do Ads destinada à criação de anúncios. Quem já acessou o Ads certamente se deparou com a possibilidade de impulsionar a publicação que é oferecida sempre que alguém publica em uma página. Mas as mídias pagas vão bem além dessa divulgação de anúncios.
O gerenciador de negócios é uma ferramenta que permite a criação e monitoramento de anúncios, mas também é nessa sessão que você consegue analisar o andamento de suas campanhas e medir os resultados reais de alcance do que está sendo divulgado.
Dessa forma, o gerenciador de negócios se torna uma ferramenta bem completa de divulgação, acompanhamento e medição de resultados e precisa ser muito bem utilizada por quem pretende saber mais sobre o Facebook Ads para iniciantes.
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Pixel de conversão
A ferramenta chamada pixel de conversão é o que possibilita o acompanhamento da divulgação de sua campanha em outros ambientes, como no site da empresa ou em um blog. Ou seja, é ali que você mede o quanto seu anúncio está tendo resultados reais.
Ela funciona a partir de linhas de códigos que conseguem medir o acesso a qualquer página divulgada no Ads.
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Ad
O Ad é o anúncio pago, que possui o objetivo de impulsionar sua publicação. Sempre que um anunciante optar pela versão paga dos posts, ele está escolhendo um aumento significativo de pessoas que poderão visualizar suas postagens e ter acesso ao seu conteúdo.
Mas para ser bem utilizada, é necessário escolher muito bem seu público alvo, pois de nada adiante disparar anúncios pagos para quem não é cliente em potencial de seu produto ou serviço, ou ainda para um segmento que não se relaciona com seu conteúdo.
Passo a passo para criar uma campanha
Quem pretende conhecer mais sobre Facebook Ads para iniciantes precisa seguir o passo a passo da criação de uma campanha, que, quando bem utilizada por ser o diferencial de lucratividade de qualquer marca.
Lembrando que o primeiro passo é já possuir uma página criada. A criação de páginas no estilo fanpage é necessária, já que o Facebook não permite a criação de campanhas por perfis comuns de usuários.
Após essa criação, os próximos passos são:
- Faça login no gerenciador de negócios
- Clique no botão criar para iniciar sua campanha
- Preencha a tela de definição dos objetivos de campanha
- Defina o valor diário nessa mesma tela, indo até a Otimização de Orçamento
- Escolha o público alvo de sua campanha, ou seja, defina para quem seus anúncios serão divulgados
- Na sessão de segmentação, detalhe muito bem para quem é indicada sua campanha, isso inclui selecionar gênero, idade e outros itens disponíveis.
- Opte pelo posicionamento de anúncio desejado
- Escolha o quanto deseja pagar pelos anúncios na próxima tela
- Publique o conteúdo de seu anúncio, que pode ser imagem e texto ou mesmo vídeos únicos
- É possível anunciar conteúdos já existentes em sua página ou criar um completamente novo
- Finalize sua criação
Seguindo esse pequeno tutorial de Facebook Ads para iniciantes será possível criar campanhas de alta qualidade, mas conhecer todas as funcionalidades oferecidas pelo Ads leva um certo tempo e empenho, por isso, as campanhas tendem a melhorar ainda mais de acordo com seus investimentos, especialmente em conhecer muito bem seu público alvo.
Por isso a sessão de segmentação de público é tão importante, já que é nela que você consegue definir para quem o anúncio será mostrado. Para que a segmentação seja bem feita você precisa conhecer muito bem sua marca e produto.
Não deixe de investir no Facebook Ads para iniciantes e tenha sucesso em seu marketing digital!