O que é um funil de vendas em marketing digital?

O funil de vendas em marketing digital é um tipo de estratégia capaz de orientar todos os clientes que passam pela empresa, direcionando-os ao longo de toda a sua jornada de consumidor, conduzindo pelo funil.

Mas, para que este direcionamento seja realizado da maneira correta, é preciso contar com estímulos de qualidade, planejados cuidadosamente, através de uma pesquisa sobre o público alvo da empresa.

Portanto, para saber como oferecer sucesso para o desenvolvimento de sua empresa, veja a seguir e entenda como funciona o funil de vendas em marketing digital, para contar com todos os benefícios deste tipo de estratégia.

Saiba quais são os principais estágios do funil de vendas em marketing digital

O funil de vendas em marketing digital é composto por ações, separadas em alguns estágios, que são capazes de conduzir a sua prática e direcionar o seu modo de funcionamento.

Confira a seguir quais são estágios do funil de vendas em marketing digital:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Lead direcionado e qualificado pela equipe de marketing;
  • Lead direcionado e qualificado pela equipe de vendas;
  • Oportunidade de oferecer para o cliente o produto;
  • Visitante se tornando um cliente;
  • Fidelização do cliente.

Dessa forma, o funil de vendas se torna uma estratégia mais organizada e oferece a oportunidade das empresas criarem conteúdos por etapas, direcionados especificamente de acordo com as preferências de seu público alvo.

Com isto, esta estratégia é capaz ainda de contribuir para o relacionamento da empresa com os clientes, mostrando o que a marca tem em comum com o interesse de seu público.

Entenda o que significa cada estágio do funil de vendas em marketing e como eles devem ser preparados

Como vimos acima, o funil de vendas é separado por estágios, que servem para organizar a estratégia e a abordagem dos clientes, direcionando-os para o momento da compra.

Portanto, entenda a seguir como funciona cada estágio e qual deve ser a maneira de atuação em cada um deles:

  • Visitante/Atuante

O estágio do visitante é o topo do funil de vendas, ou seja, o início da abordagem, onde é preciso conseguir maneiras viáveis para atrair as pessoas que se interessem no que sua marca tem a oferecer.

Portanto, para aumentar o alcance de todos os conteúdos oferecidos pela empresa, são disponíveis algumas dicas como o uso de palavras-chave nos conteúdos para potencializar as buscas, compartilhamento nas redes sociais e a produção de conteúdos inéditos.

  • Lead

Apesar de atrair contatos para sua empresa seja algo relativamente fácil, o principal desafio é o que vem a seguir, direcionar os seus contatos para os demais estágios do funil de vendas.

Para que isto seja possível, é preciso investir em conteúdos de qualidade, que despertem interesse do cliente e mostrem como a empresa pode acrescentar em suas vidas.

E, com isto, é preciso focar na qualidade de atendimento neste estágio e não na quantidade de clientes que estão em curso no funil de vendas.

  • Lead direcionado para vendas

Esta é a etapa onde o cliente já está sendo direcionado para a compra do produto, chegando a sua decisão final.

Neste estágio, os leads podem ser contatados e atendidos diretamente pela equipe de vendas, oferecendo mais informações sobre a sua escolha e mostrando seu perfil.

Depois de comprar pela primeira vez e o atendimento personalizado ser aprovado, o cliente pode se tornar fidelizado. Ou seja, suas compras serão direcionadas para a sua empresa com mais frequência.

Saiba como aplicar funil de vendas em marketing digital para sua empresa

A maioria das empresas que deseja impulsionar seu marketing digital cria um funil de vendas, com estratégias perfeitas para atrair e conduzir cada vez mais clientes para a venda de seus produtos.

Mas, além de defender a marca e mostrar seus pontos positivos para os clientes, os profissionais que atuam com o marketing das empresas são responsáveis ainda por educar a marca.

Ou seja, estes profissionais especialistas em marketing mostram as formas de atualizar o atendimento, acompanhando as tendências e modernizando a abordagem ao cliente, para que os produtos sejam vendidos de formas inovadoras.

Entenda como funciona o processo de jornada de compra – funil de vendas

O funil de vendas é o grande responsável pela jornada de compras das pessoas de uma empresa. Mas, primeiro, para compreender os benefícios que isto pode oferecer, é necessário compreender este conceito.

Esta jornada de compras é responsável por algumas etapas e, com isto, os passos que o cliente dá pela empresa são representados de maneira mais efetiva.

Portanto, para compreender melhor como funciona esta jornada e seus objetivos, veja a seguir as etapas que dividem este método e como ele pode ser construído:

  • Descoberta e aprendizado

O possível cliente ainda não sabe muito bem sobre os benefícios dos produtos que sua empresa visa oferecer e, por isto, nesta etapa é preciso mostrar quais são as características do que está sendo vendido e as vantagens de adquirir este produto.

  • Reconhecimento do problema

O cliente sabe identificar quais são as oportunidades que o produto analisado é capaz de oferecer, para que ele possa solucionar um problema. E, através disto, analisa quais são as soluções que o seu investimento é capaz de trazer.

  • Considerando a solução

Depois de compreender quais são as principais soluções que o produto é capaz de oferecer, o cliente começa a entender se realmente é um caso de urgência. E, nesta etapa, é preciso mostrar como o produto é capaz de fazer a diferença na vida do cliente, facilitando a resolução de um problema.

  • Decisão final da compra

Assim que o cliente compreende que realmente o produto será capaz de mudar e solucionar o seu problema, ele toma a decisão da compra.

E, nesta etapa, geralmente as decisões são tomadas favorecendo os produtos que se encaixem com seu contexto e quais estão mais disponíveis.

A jornada de compra é um caminho essencial para o funil de vendas, pois é através dela que a empresa irá compreender como o cliente pode ser atraído e quais são as técnicas mais utilizadas para demonstrar que realmente o produto irá fazer a diferença em sua vida.

Dessa forma, a pessoa que a empresa irá atrair poderá ser identificada com mais facilidade, fazendo com que seus especialistas analisem suas principais características e preferências, para que o atendimento seja moldado para seu público alvo.

O funil de vendas em marketing digital torna-se uma estratégia chave pois, dessa forma, fica ainda mais fácil alinhar a equipe da empresa responsável por este setor e demonstrar quais são os meios e abordagens que mais oferecem sucesso no atendimento.

Existem sempre novos métodos de oferecer os produtos e divulgar a empresa, como as redes sociais e seu crescimento, por exemplo.

Atualmente, investir neste tipo de divulgação tem sido o método mais eficaz para fazer com que a empresa seja conhecida e vista por diversos tipos de públicos diferentes, atraindo olhares para seus produtos.

Portanto, invista agora mesmo no seu funil de vendas em marketing digital e veja como isto pode fazer a diferença no seguimento de sua empresa.