Como Resolver Problemas De Infiltração Na Sua Casa?

Você com certeza já sabe que as paredes de uma casa devem estar bem protegidas para evitar alguns problemas que dependendo da região podem ser muito comuns, para evitar os tão temidos problemas de infiltração na parede, que podem ser provenientes de chuva ou vazamento de água.

As paredes expostas a altas umidades trazem problemas de bolor e a deterioração das mesmas, e se não for logo tratado, a única solução pode ser derrubá-la e fazer de novo, o que pode causar além de um grande prejuízo, vários problemas.

E pensando nisso, nós preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a infiltração na parede, e não apenas como resolver o problema, mas também evitar que volte a acontecer futuramente! Acompanhe e anote todas as dicas.

 

Infiltração na parede: Qual é a origem?

Antes de tudo, quando o problema é a infiltração na parede, é fundamental que primeiramente seja identificada a origem dessa infiltração, para que ela seja imediatamente neutralizada, já que não adianta de nada reparar a parede, se a infiltração pode voltar por outros fatores.

Para que um diagnóstico seja bem feito e a origem do problema seja identificada, você deverá seguir alguns pontos essenciais, como, por exemplo:

  • Rodapé da parede externa

Essa é a parte que, com o respingo da goteira, vai sofrer ainda mais em épocas de chuva, e por isso mesmo é um forte candidato a ser o culpado de uma possível infiltração. Em épocas em que a chuva está intensa, é exatamente essa a parte da parede que vai estar sempre molhada, e dependendo da qualidade do acabamento, pode desenvolver uma infiltração rapidamente.

Por isso, uma dica importante é que se você ainda está construindo ou pretende fazer uma reforma, considere colocar a calha no final do telhado, evitando assim as goteiras intensas;

Outra dica fundamental para evitar a infiltração por essa questão, é perceber se há o escoramento adequado da água, ou se ela está acumulando na região, já que mesmo sendo no piso, dependendo do acúmulo pode afetar a parede.

  • Calhas

O segundo ponto a ser observado quando se está procurando por uma infiltração na parede, são as calhas. Muitas casas têm telhados irregulares e embutidos na parede, o que é um ponto que torna obrigatório o uso de calhas, mas mesmo assim, vazamentos podem acontecer.

A dica importante é evitar ao máximo o uso de calhas, e caso seja preciso e não haja outra opção, é preciso estar sempre atento aos vazamentos, que rapidamente podem causar uma infiltração.

Outro detalhe fundamental, é sempre observar se as calhas estão soldadas corretamente, para que não haja nenhum espaço trincado onde a água possa passar. Caso haja, a reparação pode ser feita facilmente com silicone.

  • Telhas quebradas

Procurar uma infiltração na parede de sua casa deve passar obrigatoriamente pela análise das telhas. A atenção deve ser dobrada ainda mais, pois as instalações feitas de TV a cabo ou internet podem danificar as telhas, principalmente as de cerâmica. Essas telhas quebradas podem (e vão) gerar infiltrações na laje ou na parede.

É preciso ter muita atenção com o telhado, pois é nele que a água da chuva vai cair diretamente, e é fácil de se perceber nas casas que assim que começa a chover, a goteira surge!

O ideal é ter em sua casa algumas telhas de reserva guardadas, assim sempre que você identificar um possível defeito em uma, rapidamente vai conseguir consertar antes do problema se tornar maior.

 

  • Paredes na divisa.

As casas que dividem o terreno são muito comuns em todas as regiões do Brasil, e isso não é por acaso: afinal, sabemos muito bem que nada por aqui anda barato, e para economizar essa é uma alternativa muito interessante para as construtoras.

O grande problema das paredes que fazem divisa, é que você realmente nunca sabe o que acontece do outro lado e o que pode vir a ter, por isso pense bem antes de uma construção como essa.

Se a sua infiltração vem da parede do vizinho, o problema pode ser um pouco mais complicado, já que vocês terão de trabalhar juntos para resolvê-lo.

  • Trincas e rachaduras na parede

E por último, para que você encontre a infiltração na parede da sua casa, é preciso analisar as trincas e rachaduras na parede. Em um período de muita chuva, as trincas e rachaduras podem deixar a parede úmida, o que com certeza vai causar uma infiltração!

Esse caso, quando mais simples, pode ser resolvido com um produto impermeabilizante.

Mas afinal, como resolver os problemas de infiltração?

Agora que você já sabe tudo sobre como identificar com mais facilidade um problema de infiltração na parede de sua casa, deve estar curioso para saber como resolvê-lo, não é mesmo?

Geralmente a resolução do problema vai envolver a raspagem da região afetada, e esperar que ela seque. Após esse processo, o profissional vai aplicar um produto impermeabilizante e logo depois fazer um novo reboco com uma massa de cimento bem firme.

Em alguns casos, o impermeabilizante pode ser passado também em mais uma camada extra, para a segurança de que o problema não vai voltar a ocorrer.

Mas se você ainda está em processo de construção, aqui vão algumas dicas importantes de como se planejar para não ter problemas de infiltração na parede de sua casa nova. Confira!

  • Alicerce

Grande parte dos problemas de infiltração ocorrem por causa do alicerce da unidade que sobre diretamente da terra. Por isso mesmo, quando estiver em processo de construção, use de imediato um impermeabilizante no alicerce para que o problema seja facilmente prevenido.

Estando adequadamente impermeabilizado, o alicerce dificilmente sofrerá por estar em contato diretamente com à terra, e consequentemente tendo de aguentar a umidade muito mais intensa.

Nesse momento, é muito importante não querer economizar no material e mão de obra necessários, já que o que sai barato hoje, pode custar muito caro amanhã, quando você tiver que resolver um problema mais sério de infiltração.

 

  • Telhado

Se o problema da sua infiltração está vindo do telhado, é bem mais fácil de resolver do que quando é pelo alicerce, que vem debaixo e demanda uma mudança na estrutura da construção como um todo.

Nesse caso, você pode optar pela impermeabilização completa do telhado e das telhas, ou apenas substituir aquela que está com defeito, mas já sabendo que se não tomar os cuidados necessários, pode ser que ela retorne!

  • Paredes

Durante um processo de construção, é fundamental que para que você não sofra com o problema de infiltração na parede, elas também sejam impermeabilizadas, principalmente as que estão em contato direto com a terra ou com uma exposição constante à água, que pode ser comum em algumas regiões.
O ideal é que você dê preferência para a impermeabilização com produtos feitos a base de cimento, que pode ser aplicado em cima do reboco já feito, mas de preferência com no mínimo 3 demãos.

Uma outra estratégia inteligente e eficaz, é impermeabilizar a parede completa com o vedapren, já que ele vai criar uma camada elástica e eficaz de proteção antes da pintura, evitando a penetração da água.

Com isso, sua parede não vai ficar molhada, e assim as infiltrações na parede serão evitadas com muito mais facilidade.

Quais são as consequências da infiltração?

Você já está praticamente profissional em evitar e resolver uma infiltração na parede graças as nossas dicas, mas se você ainda não está convencido de que esse pode ser um grande problema, vamos te mostrar algumas consequências comuns:

  • No telhado

A água que se infiltra em um telhado, vai diretamente parar na laje, o que pode comprometer a pintura, além das partes de gesso que podem se soltar. Além disso, sua casa vai sofrer de goteiras sempre que chover!

 

  • Nas paredes

Nas paredes, de início e rapidamente a pintura e acabamento serão severamente comprometidos, causando mofo e em casos mais graves pode afetar o comprometimento da parede.

  • Alicerce

As consequências é que a água acumulada no alicerce, rapidamente vai subir pelas paredes e a comprometer de imediato, podendo também atingir os pisos e outras áreas da casa, como o rodapé.

  • Sua saúde!

E por último, mas não menos importante, a consequência mais grave que não pode ser reparada com nenhuma obra de reforma: a sua saúde! A ciência já sabe que inalar o ar de um ambiente com infiltração e mofo pode ser muito prejudicial à saúde, e até mesmo causar doenças crônicas.

Se você tem crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios em sua casa, o problema pode ser ainda maior, já que esses grupos possuem uma alta sensibilidade a esse problema.

Por isso mesmo, agora que você já sabe tudo sobre a infiltração na parede, de onde ela pode vir e como resolver e prevenir esse problema, não deixe de aplicar nossas dicas inteligentes, e garantir a segurança da sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *