A economia mundial com certeza não está em seu melhor momento, e somente no Brasil, a taxa de empresas de pequeno e médio porte que faliram, é cada vez mais crescente. E por isso, conhecer as ferramentas e soluções disponíveis para fazer de seu negócio um verdadeiro sucesso, mesmo durante uma crise dessa proporção, é a única forma de se manter ativo. Pensando nisso, preparamos esse material super completo com tudo o que você precisa saber sobre o marketing de guerrilha e como ele pode impulsionar de forma positiva o seu negócio.
O marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora e perfeita para ser aplicada nesse momento, em que a maioria das empresas está com capital zerado ou muito inferior a outros anos.
Então, se você quer saber mais sobre o marketing de guerrilha e entender como essa estratégia pode ajudar a impulsionar o seu negócio, venha com a gente conferir esse guia completo sobre o assunto. Você com certeza vai se surpreender!
Índice
O que é Marketing de Guerrilha?
Se você não está muito por dentro das tendências no mundo dos negócios, provavelmente ainda nem sequer sabe o que é o marketing de guerrilha, mas calma, pois nós vamos te explicar tudo, sem deixar nenhum detalhe de fora!
O marketing de guerrilha é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizadas por empresas de pequeno, médio e grande porte. Ele foge um pouco das estratégias convencionais, o que faz dele ousado, mas muito eficaz! Essa tática tem como principal objetivo levar a sua mensagem e fazer com que ela seja memorável para o seu consumidor.
O nome é bem chamativo, e o guerrilha é utilizado como uma metáfora, já que a guerrilha nada mais é do que a organização de luta armada e resistência, onde os ataques ao inimigo que tem mais poder de fogo, é possível vencer com ataques bem articulados e surpresos. Aplicando essa estratégia no marketing, você vai poder utilizar de estratégias inovadoras e inesperadas, onde você vai precisar investir mais criatividade do que dinheiro.
Por isso mesmo, ela foi popularizada, principalmente, entre as empresas de pequeno e médio porte, que precisavam de uma alternativa eficaz e mais barata. E ao perceber que intervenções urbanas, em grandes lugares públicos gerava um ótimo retorno, até mesmo as grandes empresas com poder aquisitivo elevado começaram a investir nessa tática.
Muitas pessoas acreditam que o marketing de guerrilha surgiu com o avanço da internet, mas na verdade, essa tática já estava presente bem antes dela, já nas mídias tradicionais, como a Tv e o Rádio. Porém, com o avanço da tecnologia, o marketing de guerrilha também sofreu algumas adaptações para ter ainda mais relevância nesse meio.
6 Exemplos de Marketing de Guerrilha que fizeram muito sucesso.
E para que você entenda melhor o que é o marketing de guerrilha e como ele funciona na prática, vamos trazer alguns exemplos de campanhas que se utilizam dessa prática pelo mundo todo, e até hoje colhem os benefícios e os resultados. Você com certeza teve contato com alguma dessas propagandas. Confira!
-
Frontline
A Frontline é uma empresa com sucesso consolidado no mundo todo, inclusive no Brasil. Essa empresa trabalha com produtos de linha PET, principalmente uma fórmula inovadora antipulgas. E essa foi uma das empresas que decidiu adotar o marketing de guerrilha como estratégia, instalando uma imagem gigantesca no chão de um shopping badalado da indonésia, onde tinha um cachorro se coçando.
Quem estava na parte de cima do shopping e olhava para baixo, a cabeça das pessoas que passavam por cima do cachorro, se assemelhavam as pulgas, o que fez de a propaganda ser um verdadeiro sucesso e bombar nas redes sociais.
Para essa estratégia, o gasto foi muito inferior, já que essa é uma coisa bem simples de se fazer, é possível com poucos recursos. Por isso, é uma ótima ideia para você se inspirar e adaptar para sua marca.
-
Ikea
No Brasil a Ikea ainda não é uma empresa tão influente, porém no restante do mundo, incluindo os Estados Unidos, ela é uma das marcas de móveis mais populares. E para conseguir provar a qualidade superior de seus móveis, a Ikea investiu no marketing de guerrilha, instalando pelos metrôs de Paris diversos sofás e itens de decoração, como abajur.
Quem passava pela estação podia escolher um dos assentos, que ficam disponíveis por várias semanas, e geraram muitas vendas para a marca!
-
Unicef
A Unicef não é uma empresa, mas como uma organização mundial sem fins lucrativos, ela também depende de propagandas para que possa arrecadar os fundos necessários para aplicar em suas ações humanitárias pelo mundo todo, incluindo o Brasil. E ao aplicar uma estratégia muito inteligente de marketing de guerrilha, a propaganda que tinha como intuito chamar a atenção para os problemas da poluição e falta de água, levou para as ruas badaladas de Nova York diversas garrafas, que foram cheias com água turva e cheia de resíduos.
Com certeza, ninguém foi capaz de beber aquela água, e os consumidores foram para suas casas e refletiram sobre o assunto de forma profunda, provando mais uma vez que o marketing de guerrilha é realmente muito eficaz.
-
Volkswagen
A Volkswagen até dispensa apresentações, pois é hoje no Brasil e no mundo uma das marcas mais influentes. E investir no marketing de guerrilha foi a solução que encontraram para promover a nova linha de carros na Alemanha.
O projeto foi o seguinte: Em uma estação de metrô na Alemanha, foi instalado um escorregador ao lado da escada rolante, para que os passageiros pudessem cortar caminho e ainda se divertir no processo. Toda a estratégia foi filmada e logo caiu nas redes sociais e se tornou um verdadeiro sucesso, dando grande visibilidade para a nova linha de carros, que foi campeã de vendas daquele ano.
-
Kit Kat
A Nestlé é uma das maiores empresas alimentícias do mundo, sendo também a multinacional com maior alcance, atuando em mais de 90% dos países. E ao utilizar a estratégia de marketing de guerrilha, ela conseguiu alavancar ainda mais as vendas de Kit-Kat, um de seus chocolates mais populares.
A ação consistia em decorar os bancos das praças com bancos de madeira que simulavam o chocolate, e acrescentar uma arte que simulava a embalagem vermelha, característica da marca. Virou um verdadeiro sucesso e milhares de pessoas aproveitaram o cenário para tirar fotos engraçadas e postar nas redes sociais. Assim, o alcance da propaganda foi enorme, e o investimento muito baixo.
-
Netflix
Uma pesquisa apontou que somente no Brasil, mais de 30% das pessoas é assinante da Netflix, a gigante e pioneira dos Streamings. E se tem alguém que entende de marketing de guerrilha, esse alguém com certeza é a Netflix! E dentre suas várias estratégias, uma que chamou muita a atenção e foi um verdadeiro sucesso, aconteceu nos Estados Unidos.
A grande rede de streamings instalou pelas cidades algumas placas que diziam ‘’Netflix is a joke’’, ou ‘’Netflix é uma piada’’ em tradução livre. Assim, quem passava por ali tinha certeza que as placas tinham sido colocadas pela concorrência, ou por alguém muito insatisfeito com o serviço de streaming.
No fim, após as fotos terem milhões de visualizações no Twitter, foi descoberto que era uma estratégia para anunciar a parceria da Netflix com os nomes mais famosos da comédia, como Chris Rock e Jerry Seinfeld.
Livros sobre Marketing de Guerrilha para você se aprofundar.
E agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing de guerrilha, saiba que esse é um assunto extenso, e quanto mais você entender dessa estratégia, mais fácil será aplica-la no seu negócio e ter sucesso de verdade.
Pensando nisso, nós achamos muito importante que você tenha acesso a conteúdos como os livros sobre marketing de guerrilha, onde você terá ainda mais informações técnicas para ter sucesso nessa tática. Confira!
-
Marketing de Guerrilha- Jay Conrad Levinson
Neste livro super completo, o autor Jay Conrad Levison traz as maiores novidades sobre o marketing de guerrilha, algumas dicas clássicas sobre o assunto e outras que são inovadoras. Com esse livro, você vai ter as informações necessárias para ter vantagem de mercado, com um conjunto de táticas para cada formato de empresa, desde as empresas de bairro, até as multinacionais.
Esse livro é importante pois assim como a sociedade e a tecnologia evoluem, as estratégias de marketing também devem se adaptar às mudanças para continuar sendo relevante e proporcionando bons resultados. Assim, essa edição já vem com as atualizações mais recentes sobre esse assunto.
-
Criatividade de Guerrilha- Jay Conrad Levinson
A criatividade de guerrilha, também do autor Jay Conrad Levison é um material obrigatório para quem deseja aplicar o marketing de guerrilha em tempos de redes sociais. O poder dos memes é abordado ao longo do livro, e são várias as estratégias para que você consiga desenvolver uma propaganda barata, e fazer com que ela vire uma verdadeira febre na internet.
Quem hoje tem qualquer tipo de negócio, sabe que a atuação nas redes sociais é indispensável para atrair os consumidores, e aprender a aplicar as táticas mais eficazes, vai fazer com que sua empresa tenha muito mais sucesso e influência, e tudo isso, você vai aprender com esse livro, que disponibiliza um passo a passo completo para criar uma campanha viral com um investimento baixo.
-
Transformando criatividade em dinheiro- Victor Danilo de Paula
O livro transformando criatividade em dinheiro é de um autor Brasileiro, que viu a necessidade de adaptar algumas táticas para o nosso contexto do Brasil. Com ele, você vai aprender técnicas incríveis e muito diferente do que é ensinado pelo marketing tradicional, sendo uma ferramenta verdadeiramente inovadora.
Victor vai te ensinar a como investir menos dinheiro, e conquistar resultados surpreendentes utilizando nada além da sua criatividade. Como ele mesmo diz ‘’o marketing não precisa de palavras’’
Aplique nossas dicas e tenha os Melhores Resultados!
E agora que você já conferiu esse material completo sobre o marketing de guerrilha, desde suas definições, até os exemplos mais populares e alguns livros para que você possa se aprofundar ainda mais nesse assunto, basta se dedicar de verdade e investir nessa tática que com certeza vai elevar a sua empresa para outro patamar!
O marketing de guerrilha já é utilizado pelas gigantes dos negócios mais influentes do mundo, e isso acontece principalmente pelo fato de que os números não mentem, e o retorno que essa prática possibilita é realmente surpreendente.
Então, agora chegou a sua hora de adaptar o marketing de guerrilha para a sua realidade, e criar materiais e campanhas incríveis para ser um verdadeiro sucesso, e viraliza nas redes sociais.
Quando você menos esperar, milhares de pessoas estarão fazendo propaganda gratuita a compartilhar o seu conteúdo desenvolvido com as estratégias de marketing de guerrilha.