Marketing De Relacionamento

A tecnologia está em constante avanço, e com isso, hoje a maioria das empresas atua de forma online, que é muito válida e importante, porém, também causa um distanciamento maior do público que se interessa por seus produtos ou serviços. E foi dessa necessidade que o marketing de relacionamento surgiu, para que você tenha uma rede de clientes que conheça a sua empresa e principalmente, confie em seus produtos e seus serviços.

Um marketing de relacionamento bem aplicado, pode mudar completamente os resultados de sua empresa, que com certeza vai se beneficiar ainda mais com essa aproximação, que traz lucros tanto financeiros, quanto para sua imagem.

Então, se você tem um negócio online ou atua de forma intensa nas redes sociais e blogs, é fundamental que você conheça melhor e aplique o marketing de relacionamento em seus canais. E foi pensando nisso que criamos esse guia completo, onde você vai aprender tudo o que precisa para ter os melhores resultados.

O que é o Marketing de Relacionamento?

Se você nunca nem ouviu falar sobre o marketing de relacionamento, já está atrasado! Mas calma, que ainda dá tempo de aprender tudo o que você precisa e obter os melhores resultados dessa tática, que é um sucesso no mundo todo, desde pequenas empresas até grandes corporações.

O marketing de relacionamento é uma estratégia que tem como maior objetivo, a fidelização concreta de clientes antigos e de novos contatos. Com uma concorrência cada vez mais crescente em diversos nichos, ter uma cartela de clientes fidelizados e que conhecem de verdade o seu negócio, assim como a qualidade de seus produtos e serviços, é essencial para se destacar, e ter ainda mais visibilidade.

Por isso, para aplicar o marketing de relacionamento, um conjunto de ações são pensados para que sua empresa possa manter e criar novos contatos, garantindo que a proximidade entre a sua empresa e o cliente final, seja feita com sucesso.

Se você quer um exemplo mais claro, hoje é muito comum que cada vez mais pessoas façam compras online. Muitas das vezes, esse cliente está navegando por uma página qualquer, e ao aparecer uma propaganda de sua loja virtual, ele clica e é direcionado para o seu site.

Porém, se o seu marketing de relacionamento não for bem desenvolvido, o cliente em potencial pode não ter a segurança de investir em uma marca ou produto da qual ele não confia, ou não conhece. Isso pode fazer com que você tenha um prejuízo gigantesco, e isso pode ser revertido ao aplicar o marketing de relacionamento da maneira correta.

Exemplos de Marketing de Relacionamento.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing de relacionamento, vamos te apresentar alguns modelos na prática, para que você possa se inspirar e adaptar uma estratégia para sua marca.

Os casos que separamos traduz o marketing de relacionamento para a prática, e depois de serem aplicados, geram ótimos resultados. Então, não deixe de conferir!

  • E-mail Marketing

Algumas pessoas pensam que o e-mail já está fora de moda, porém, esse é ainda um dos canais de comunicação mais populares do mundo, já que mais de 90% das pessoas que você conhece, possui uma conta de e-mail. E utilizando as técnicas do marketing de relacionamento em seu e-mail, você terá uma ferramenta poderosa para a fidelização de seus clientes. Por e-mail você pode mandar mensagens sobre promoções, conteúdos exclusivos, novos produtos, gerando mais valor para o seu cliente!

Por isso, o ideal é ter uma estratégia para e-mail planejados, que devem ser enviados para o cliente em datas específicas, com conteúdos relevantes e charadas intrigantes, para que assim o seu cliente sinta interesse no material.

  • Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são umas das técnicas mais antigas, e ainda assim mais eficazes do marketing de relacionamento. Essa prática intriga a criatividade, já que você pode fazer diversos programas de fidelidade. Os mais comuns são os cartões, como por exemplo: A cada 10 produtos adquiridos, você leva um de brinde. Os descontos progressivos a cada vez que um produto ou serviço é oferecido para o mesmo cliente, também trazem resultados realmente satisfatórios.

Esse é um exemplo comum é muito utilizado em redes hoteleiras, cartões de crédito, empresas de viagens e restaurantes, desde antes de a palavra ‘’marketing’’ ser popularizada. Por isso, lembre-se que é importante sempre estar atento às novidades, mas também fundamental aprender com o clássico.

  • Redes Sociais

Hoje em dia, com o avanço da globalização, é impossível não atuar nas redes sociais se você quer ter mais visibilidade em seu negócio. Mas é preciso atuar da maneira correta, e por isso mesmo o marketing de relacionamento deve ser aplicado. Com um marketing de relacionamento bem desenvolvidos, as suas redes sociais serão uma das maiores e mais importantes ferramentas de seu negócio.

As principais e mais importantes redes sociais hoje são o Facebook, o Instagram e o Twitter. E por mais que não seja uma rede social, aqui também devemos destacar o WhatsApp. Nas redes sociais, qualquer que seja, o maior objetivo é interagir, estar em contato com outras pessoas, outros ambientes e também outras marcas, por isso, esse é um ambiente indispensável para fazer o seu marketing de relacionamento.

Mas é importante lembrar que ter influências nas redes sociais, mas apenas divulgar conteúdos vazios e sem relevância, não traz nenhum tipo de resultado efetivo para sua marca.

  • Chatbot

O Chatbot parece algo que saiu direto dos filmes de ficção científica, já que ele nada mais é do que uma inteligência artificial que cria novas conversas inteligentes e dinâmicas com os clientes. Você pode ter um chatbot em uma conta do Facebook ou WhatsApp, mas você também pode utiliza-lo em seu site, caso tenha um.

Essa é uma maneira muito eficiente não somente em marketing de relacionamento, mas também para resolver os problemas mais simples de seus clientes, como consulta de pedidos ou ajudas diversas.

  • Pesquisa de satisfação

Saber como o seu cliente se sentiu com o atendimento, ou com a qualidade de produtos e serviços prestados é fundamental para o marketing de relacionamento de sucesso. Saber a opinião do seu público é o que vai ajudar você e sua empresa melhorarem em pontos estratégicos, e ainda mostrar para seus clientes que a opinião deles é a mais importante.

Você pode fazer fóruns, abrir um espaço de caixa de mensagem, ou até mesmo ter mais cuidado em ler os comentários e resenhas nas páginas das redes sociais, que são geralmente os canais de comunicação utilizados pelo público para expressar suas opiniões.

  • Atendimento impecável

E com certeza, a tática mais eficaz de marketing de relacionamento é sem dúvidas o atendimento de qualidade. Se o seu cliente, mesmo que novo, experimenta algum de seus produtos e se sente completamente satisfeito com ele, com certeza não somente irá consumir novamente, mas fazer o marketing boca a boca, divulgando para amigos e familiares.

Livros sobre Marketing de Relacionamento

E agora que você não somente sabe o que é o marketing de relacionamento, mas também já tem os exemplos que são fundamentais para que você tenha sucesso ao aplicar essa prática, é importante saber que se dedicar ainda mais a esse assunto pode trazer resultados ainda mais surpreendentes para o seu negócio!

E para isso, com certeza nada é melhor do que os livros! O canal de conhecimento mais importante. E trouxemos alguns livros sobre marketing de relacionamento para que você conheça e se aprofunde nessa teoria.

  • Marketing 4.0- Philip Kotler

Philip Kotler, o autor do livro Marketing 4.0 é ninguém menos do que o pai do marketing moderno, e ele com certeza não leva esse título por acaso. Neste livro, Kotler faz uma linha do tempo detalhada que explica a transição entre o marketing tradicional, para o marketing digital. E assim, ele recorre sobre as características do marketing de relacionamento para que você consiga pensar sobre as melhores estratégias dessa modalidade para o seu negócio.

Você vai ter acesso a um conteúdo completo, que com guias explicativos, você vai entender mais sobre a necessidade de modernização de táticas, e como conquistar uma clientela completamente fiel a sua marca, com uma fidelização de sucesso. Essa é com certeza uma leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar ainda mais nesse assunto.

  • Instagram para negócios- Julia Munhoz

Nesse livro, Júlia Munhoz traz informações indispensáveis para quem quer utilizar uma das redes sociais mais populares como uma ferramenta de captação e fidelização de novos clientes. Julia é responsável pela criação do método X, um conjunto de táticas que ensina desde como atrair novos clientes para sua página do Instagram, consolidar a venda e finalizar com uma finalização impecável.

É uma leitura que não se limita ao assunto apenas referente ao Instagram, mas também da estrutura de marketing digital como um todo, incluindo o apelo visual de seu negócio.

  • Isso é Marketing- Seth Godin

Também considerado uma das figuras mais importantes do marketing digital, Seth Godin é autor do livro Isso é Marketing, uma obra atemporal, com um pacote acessível de dicas e táticas para você aprender como aplicar o marketing de relacionamento da forma mais eficaz em sua empresa.

Porém, o livro não se limita apenas a esse assunto, já que ele também traz informações importantes sobre outros aspectos do marketing digital. Você vai aprender a identificar o seu público alvo, construir confiança e permissão de mercado, adotar narrativas eficazes, e alcançar todos os objetivos que você almeja para a sua marca, tudo isso de forma muito didática e mais acessível do que você imagina!

  • Marketing de Relacionamentos, como implantar e avaliar resultados- Iná Futino Barreto e Edson Crescitelli

Se você quer aprender a como proporcionar uma experiência única de serviços e produtos para os seus clientes, assim como as melhores e mais eficazes técnicas de fidelização, com certeza precisa ler esse livro de Iná Barreto e Edson Crescitelli. Você vai entender um pouco mais sobre os conceitos do marketing, das diversas áreas, e não somente sobre marketing de relacionamento.

O grande diferencial desse livro, é que ele usa de estudos de casos reais onde o marketing de relacionamento foi aplicado com sucesso e os resultados que surgiram, analisando de forma crítica os acertos e os erros que a maioria dos empreendedores cometem, dos iniciantes aos mais experientes.

Por isso, essa é uma leitura indispensável para aprender como marketing de relacionamento em sua empresa, e garantir os melhores resultados. E com esse guia completo que você acabou de ler, com certeza está preparado para começar a trabalhar no marketing de relacionamento de sua própria empresa, e obter os resultados mais surpreendentes.

O marketing de relacionamento vai mudar a forma com que sua marca lida com os clientes, e consequentemente, com a maneira que os clientes lidam com a sua marca.