O que é Tráfego Orgânico?

Se você possui um negócio digital e precisa aumentar o fluxo de visitas, confira agora mesmo como você pode mudar seu rumo trabalhando com o tráfego orgânico.

Aumentar o número de tráfego orgânico é um desafio enorme para quem possui empresas online, no entanto, não é um “problema” sem solução, acompanhe esse artigo para se inteirar mais sobre o assunto.

Quando o tema é marketing digital, todos sonhamos em conquistar visitas e clientes sem precisar pagar caro por serviços, como, por exemplo, propagandas e muitos outros.

Como a maioria das pessoas são “pegas” pelo atrativo, muitas empresas se veem com a condição de precisar pagar para serem divulgadas, como funcionam os anúncios pagos na internet.

Em diversos casos, acabam ignorando outros meios de marketing digital que também oferecem formas de chamar atenção do seu público alvo, e acabam gastando muito mais, sendo que poderiam apenas desenvolver uma estratégia focada para aumentar o tráfego orgânico.

O que é Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é nada mais do que as visitas que você conquista em seu site sem precisar pagar, ou seja, sem investir em anúncios ou até mesmo compra de lista de e-mails.

O tráfego orgânico é, por exemplo, quando os usuários entram em seu site depois de uma pesquisa no Google, sem que você tenha divulgado de maneira paga, ou seja, sem qualquer tipo de anúncio.

Podemos entender então que, tráfego orgânico é todo tipo de visita que você recebe nos canais digitais, podem ser em blogs, sites e até em páginas sociais, como Instagram, Facebook e por aí vai.

Já o outro tipo de visita, as visitas pagas, são chamadas de tráfego pago, para obter esse tipo de visualização você precisa investir em anúncios e outras formas de marketing.

Podemos citar exemplos de anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e até a mídia programática.

Você consegue enxergar a diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago? Se não, não fique preocupado, continue acompanhando conosco que iremos esclarecer tudo sobre o assunto.

No tráfego orgânico o seu site poderá receber visita a qualquer momento, enquanto no tráfego pago, você só consegue manter as visitas enquanto o anúncio (investimento) estiver no ar.

  • Tráfego orgânico – gera visitas no site pela sua relevância, ou seja, você vai ser encontrado na internet porque está bem classificado nos sites de busca, como, por exemplo, a Google.
  • Tráfego pago – gera visitas no site por compensação financeira, ou seja, você vai ser encontrado na internet porque está investindo, por exemplo, na Google, para que as pessoas consigam acessar o seu site.

Agora que você conseguiu enxergar melhor a diferença entre os dois tipos de tráfego online, saiba que quando dizem que o tráfego orgânico não precisa de investimento, isso não é totalmente verdade.

Com um custo mais baixo, e fazendo apenas pagamento único, você consegue obter ótimos resultados a longo prazo, basta você investir na estratégia para adquirir clientes, e elas podem levar mais tempo para atingir o resultado que você espera.

Fontes de Tráfego

Agora que você conseguiu compreender a diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, fica simples entender também as outras diferentes formas de tráfego digital.

Você já trabalhou, alguma vez, com as ferramentas disponíveis para fazer a medição do desempenho de determinado site, como, por exemplo, o Google Analytics.

Se você já fez esse tipo de análise, com certeza você já se deparou com outros termos se referindo aos tráfegos digitais, como, por exemplo, tráfego social, tráfego direto e tráfego de referência.

Cada um desses tipos de tráfego definem uma fonte específica. Sendo assim, indicam como cada usuário chegou até o seu site, quais foram os meios utilizados para tal visita.

  • Tráfego Orgânico – Quando o usuário chega em seu site sem ter clicado em anúncios. Podendo ter como fonte o tráfego social, o tráfego direto e o tráfego por referência.
  • Tráfego Pago – Quando o usuário chega em seu site através de anúncios na Google, ou através de links que são patrocinados por outros sites, com o intuito de atrair visitantes para sua página.
  • Tráfego Social – Quando o usuário chega em seu site através das redes sociais, ou seja, acessando os links que você disponibiliza em posts e até mesmo na sua bio do Instagram, exemplo.
  • Tráfego Direto – Quando o usuário chega em seu site através do URL, ou seja, o visitante inserir o seu site no browser, podemos chamar de tráfego direto, pois o usuário não parte de nenhum outro link, entrando diretamente na sua página digital.
  • Tráfego de Referência – Quando o usuário chega em seu site através de um link disponível em outro site e acaba sendo direcionado para a sua página.

Veja agora 5 benefícios em investir no Tráfego Orgânico

Se você está cogitando colocar as suas estratégias de marketing digital voltadas para conseguir aumentar o seu tráfego orgânico, você vai se convencer agora mesmo, com os 5 benefícios que iremos listar para você.

  1. Custo Benefício

Quando fazemos a comparação entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, podemos concluir o quanto o orgânico é mais econômico em relação ao outro, e o quanto ele traz resultados.

Podemos afirmar que o tráfego orgânico se bem investido hoje, ele pode trazer resultados de curto, médio e longo prazo, ou seja, vale tanto para hoje como para daqui a 5 anos.

Enquanto o tráfego pago só lhe proporciona resultados enquanto os anúncios estiverem no ar, ou seja, somente enquanto você estiver pagando e investindo, um gasto mais alto terá um resultado menor.

  • Relevância

Você já percebeu que, geralmente, quando se pesquisa no Google, é encontrado diversos sites distintos na primeira página de busca, e que alguns deles contém uma marcação, onde você pode ler “Anúncio”.

Isso ocorre para que o usuário consiga distinguir qual site está na busca da primeira página por relevância e qual site está por ser pago. Dessa forma, alguns internautas já preferem acessar os sites que não são anunciados e estão lá pela sua relevância.

  • Duração

Enquanto o tráfego pago só tem durabilidade enquanto você estiver pagando os anúncios, os mantendo no ar, o tráfego orgânico não tem prazo para validade.

No entanto, é importante que você saiba, é difícil chegar no topo das buscas do Google, e mais difícil que isso é se manter entre os primeiros colocados. Então fica a dica, não deixem de atualizar os seus conteúdos.

  • Construção de Relacionamento

Um benefício importante é que com o tráfego orgânico é mais fácil você construir um relacionamento mais próximo com o seu cliente, acompanhando em toda jornada de suas compras.

Não estamos falando que o tráfego pago não é válido, mas que deve ser utilizado com cautela, pois de maneira rápida você pode perder diversos clientes, caso pare de investir em anúncios e não alimente o seu tráfego orgânico.

10 dicas de como aumentar o Tráfego Orgânico

  • Foque na sua persona
  • Invista em SEO
  • Estudo sobre palavras-chave
  • Crie títulos de sucesso
  • Desenvolva conteúdos relevantes
  • Crie estratégias em mídias sociais
  • Poste seus conteúdos em diversas plataformas
  • Desenvolva diferentes tipos de conteúdo
  • Gaste tempo na divulgação, como também na produção
  • Gere links externos para a sua página

Se você se interessou pela estratégia para aumentar o tráfego orgânico acesse o site do Diego Dutra para saber mais sobre empreendedorismo digital.