O que significa tag?

Quem nunca ouviu falar em tags, não é mesmo? Mas o que significa tag? Saber exatamente o que elas significam e conhecer as formas ideais de escolher as melhores tags pode ser fundamental para divulgação de um conteúdo na internet.

Acompanhe então todas as informações sobre o que significa tag e não fique de fora dessa importante estratégia para tornar seu conteúdo relevante no meio online!

O que significa tag?

Se você navega por pouco tempo na internet certamente já leu o termo “tag” em diversos lugares, mas pode não saber exatamente o que ele significa e qual a importância da tag para o funcionamento das informações online.

Por isso criamos um texto completo sobre o que significa tag e quais suas principais aplicações, usos e variações atuais! Acompanhe tudo e fique por dentro dos conceitos atualizados da internet e da divulgação de conteúdos.

A tradução literal de tag e etiqueta. Mas seu uso na internet não é muito diferente disso. É através das tags que conseguimos segmentar informações, ou seja, dizer do que se trata o conteúdo, tema, qual o principal assunto abordado. Uma verdadeira etiqueta online de conteúdos que são separados graças à existência das tags.

As tags são palavras ou pequenas expressões utilizadas em determinados locais da internet com o objetivo de organizar o conteúdo e selecionar as informações. As marcações de tags não são aleatórias.

Sempre que utilizamos uma tag, o conteúdo postado é agrupado de acordo com aquela tag. Um exemplo de como funcionam as tags é pensar em um arquivo de biblioteca, todo separado de acordo com temas. As tags são formas digitais de selecionar e agrupar conteúdos semelhantes, em uma biblioteca infinita de dados.

Como funciona a tag?

Para compreender melhor o que significa tag o ideal é saber seu modo de funcionamento através da internet. A ideia das tags é a mesma que a escolha de determinadas palavras que traduzem do que trata um conteúdo.

Um exemplo que pode deixar como as tags funcionam de forma mais clara é pensar na produção de um texto como uma tese de doutorado. Logo no início algumas palavras-chave são selecionadas pelo autor.

São essas palavras-chave que vão para o banco de arquivos da biblioteca digital e é através delas que a tela será encontrada por quem se interessa pelo tema. O autor lista algumas palavras que conseguem selecionar os principais assuntos abordados no texto. Essa é a mesma forma de funcionamento das tags: são verdadeiras etiquetas online!

As tags na internet funcionam sempre que um autor de conteúdo relaciona esse texto, imagem, vídeo ou outro conteúdo a uma etiqueta, ou seja, a uma tag. Quem buscar pelo tema da tag encontrará muitos outros conteúdos semelhantes em blogs ou sites, dependendo da relação que se fizer da tag.

Quando publicamos textos e artigos em sites, blogs ou páginas, geralmente há a opção no final de selecionar as tags. Muitas pessoas ignoram essa sessão de seus textos, mas as tags bem escolhidas são o que fazem com que pessoas interessadas no tema cheguem até seu conteúdo.

Tags em imagens digitais

As fotografias e outras imagens digitais também são separadas por tags e conhecer as formas de segmentação pode ser muito interessante para compreender o que significa tag.

Alguns programas que trabalham com edição e download de fotografias e imagens oferecem associação dessas imagens com tags. Assim é possível que quem se interesse pelo conteúdo encontre imagens de conteúdo semelhante e consiga acessar arquivos com o tema.

As tags são fundamentais para organizar arquivos de imagem, já que a busca na internet é sempre realizada através de palavras. Quando procuramos por textos é fácil que o navegador nos leve para textos com palavras semelhantes às que digitamos nos buscadores da internet, mas com fotos o sistema não é igual.

A busca por imagens depende exclusivamente da separação delas em associação com as tags corretas. Alguns sites como o Flickr e o Fotolog já oferecem associação das imagens através das tags de forma instantânea.

O que são as hashtags?

Compreendendo o conceito inicial sobre o que significa tag, já é possível perceber a quantidade de conceitos digitais que derivam dele, não é mesmo? A Hashtag é o exemplo mais famoso de derivação das tags.

As hashtags ficaram muito famosas graças ao Twitter, uma das maiores Redes Sociais do mundo todo! A Hashtag é, na prática, o uso de palavras-chave junto com a cerquilha #, mais conhecida como jogo da velha.

Depois do Twitter, todas as Redes Sociais passaram também a se utilizar das hashtags como forma de etiquetar e selecionar o conteúdo. Assim, é possível postar imagens, textos e conteúdos associando-os com uma hashtag e quem se interessa pelo tema também pode fazer busca por elas, facilitando assim a seleção de informações.

A hashtag funciona porque as Redes Sociais codificam esses símbolos junto com as palavras e transformam tudo em um hiperlink de forma imediata, ou seja, o usuário que clicar na hashtag imediatamente tem acesso a todo o conteúdo associado à mesma palavra ou expressão.

As hashtags se tornaram tão famosas que é bem comum ao final do dia alguns sites e Redes Sociais divulgarem as mais usadas no momento. As hashtags podem se referir às notícias atuais, à vida dos famosos e a acontecimentos de noticiários, ou seja, tudo o que acontece também pode ser acessado através das hashtags.

Meta tags

Outra derivação importante para quem já sabe o que significa tag é conhecer o conceito de meta tag. Esse já é considerado um dos principais conceitos de SEO, ou seja, de estratégias de posicionamento de páginas no google e outros buscadores da internet.

Isso porque as meta tags são comandos em HTML e são utilizados para descrever o conteúdo de determinada página da internet, similar ao que ocorre com todos os tipos de tags.

As meta tags são muito importantes porque é através delas que o assunto tratado na página, tema e descrição são divulgados para outros lugares da internet. Embora sejam de extrema importância, as meta tags não costumam ficar visíveis aos usuários, mas é fundamental que os criadores preencham essas tags da melhor forma possível.

Isso porque é a seleção correta das meta tags que faz com que determinado conteúdo seja encontrado e, quanto melhor selecionadas, mais relevante pode ser considerado seu conteúdo na internet.

Esse funcionamento é considerado uma estratégia de marketing digital porque é possível influenciar, através da meta tags, os mecanismos de busca da internet.

Quando um texto é produzido de forma a considerar as palavras-chaves, ou seja, as palavras que os usuários provavelmente digitaram no google para procurar o conteúdo, esse conteúdo passará a ser mais relevante e ficará melhor posicionado entre as páginas existentes.

Por fim, as tags são elementos indispensáveis não só para quem produz conteúdo na internet, mas também para quem navega e realiza buscas pela rede.

Sem as tags não seria possível localizar conteúdo da forma como fazermos nem agrupar as páginas por temas com o nível de organização que já conseguimos, mesmo diante da imensidão de informações que a internet consegue manter ativas.

E agora que você já sabe o que significa tag, não deixe se utilizar essa ferramenta de forma adequada para tornar seu conteúdo cada vez mais relevante e acessado nas Redes Sociais e páginas da internet!