Você já ouviu falar do planejador de palavras chave? É uma ferramenta incrível do Google que ajuda a desenvolver conteúdo digital com as melhores práticas de SEO.
Quem lida com essas estratégias sabe o quanto a indexação no Google é fundamental para aumentar o tráfego orgânico de leads, ou seja, trazer mais pessoas para o seu site ou blog através dos sites de pesquisa.
Entretanto, são diversas pessoas tentando fazer a mesma coisa, sendo fundamental estar sempre atualizado para manter o bom posicionamento nos sites de busca. O planejador é um artifício que irá ajudar muito nesse quesito.
Índice
Planejador de Palavras-Chaves: o que é?
O planejador de palavras chave do Google é uma plataforma desenvolvida pelo Google Adwards que gera, como o nome sugere, as palavras chaves dos artigos ou propagandas. O melhor? A ferramenta é gratuita!
A palavra chave é o termo principal do conteúdo, é uma identificação na vasta internet que fará com que seu site seja retornado entre os primeiros resultados. Ela não é o título do texto.
Quando você vai procurar por algo no Google não costuma buscar por uma frase grande, correto? Coloca um termo generalizado para tentar encontrar aquilo que deseja (pelo menos em grande parte das vezes).
Os sites retornados são buscados puxando pelas palavras-chave, então agora você consegue entender melhor a importância de ter um conteúdo que possua o termo ideal.
O planejador de palavras chave irá ajudar a encontrar as melhores palavras para o assunto do seu conteúdo, de modo que as suas páginas sejam retornadas na maior parte das buscas do Google.
Ele retorna as palavras mais pesquisadas pelos leads, o que já é de grande ajuda para alavancar a sua indexação. É possível fazer atualizações dos termos periodicamente, visto que as buscas principais mudam com o tempo.
Outro ponto positivo desta ferramenta é que ela consegue selecionar os orçamentos de forma competitiva no momento de escolher por uma campanha de link.
Por que usar a ferramenta?
Conhecendo um pouco mais sobre o planejador de palavras chave, dá para ver que ele ajuda muito no momento de desenvolver o seu conteúdo.
O melhor de tudo é que você estará à frente de seus concorrentes, pois, apesar de gratuita, poucas são as pessoas que conhecem esse recurso ou usam-no em sua totalidade.
Você com certeza possui uma grande ferramenta em mãos, que te ajudará a confeccionar conteúdo muito bem indexado e, ainda, mantê-lo atualizado ao decorrer do tempo.
Para começar a usar esse recurso, você pode rapidamente abrir uma conta no Google Adwords.
Funcionalidades do planejador de palavras chave
O planejador de palavras chave possui várias funcionalidades e vantagens que podem ser utilizadas para ficar à frente de seus concorrentes. Veja algumas dicas, estratégias e ferramentas.
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Concorrência
Com o Planejado você conseguirá puxar o histórico de pesquisas das palavras e até o site do concorrente. Isso irá te ajudar a ver o que está funcionando para os seus competidores e investir na mesma fórmula também.
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Média de pesquisas mensais
É possível fazer avaliações mensais sobre as palavras que tiveram mais ou menos sucesso. Lembrando que os leads podem variar suas buscas de tempos em tempos, então é importante ficar de olho nas mudanças.
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Personalize sua pesquisa
Há como personalizar as suas buscas, como, por exemplo, encontrar as palavras cuja busca se converte em compra dentro das plataformas. Ou seja, são termos bem atrativos e “quentes”.
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WordStream
Este é um recurso bem completo, o qual faz a avaliação de links e campanhas que estão sendo patrocinados na internet.
Isso ajuda a criar anúncios no Facebook e Instagram, pois avalia as pesquisas que estão com alto rendimento.
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Keyword Tool.Io
Esta ferramenta do planejador de palavras-chave cria uma lista com diversos nomes que podem atender a sua campanha no Google. Para esse recurso não é necessário nem ao menos ter uma conta no Google Adwords.
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Adwords Search Terms
A Adwords Search Terms desenvolve um relatório contendo os termos pesquisados que estão em alta e que geraram mais conversões.
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SemRush
Mostra uma análise das campanhas do seu concorrente e te ajudam a desenvolver as suas através destes resultados.
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Keyword Revealers
Busca palavras pouco exploradas para tentar fazer do seu conteúdo algo bem único na internet.
Planejador de palavras chave e outras ferramentas
O planejador de palavras chave é apenas uma das ferramentas que irão te auxiliar nesse momento.
O Google Analytics, por exemplo, é uma forma de avaliar os seus resultados de forma quantitativa. Ele traz listas, gera gráficos e origina informações fáceis de serem comparadas.
Quando falamos de estratégias de marketing digital é imprescindível que elas estejam sendo metrificadas para haver um parâmetro de comparação entre as atualizações das campanhas.
Somente dessa forma será possível avaliar o que está dando certo e o que não está gerando resultados muito significativos.
Por exemplo, se você está mandando um e-mail marketing que tem alta taxa de abertura, mas que não converte em acessos para o seu site, isso quer dizer que o assunto do e-mail está ótimo, mas o conteúdo não.
Sendo assim, é necessário alterar a mensagem até que os resultados se mostrem mais satisfatórios.
Um dos maiores erros de quem trabalha com marketing digital é não manter atenção nos resultados. Tudo muda, o mercado, o público-alvo, ações da concorrência, dentre outras coisas, então as campanhas também devem mudar.
O que está funcionando hoje pode não promover bons resultados amanhã, é exatamente por isso que o recurso de planejador de palavras chave deve ser usado periodicamente.
Quais as melhores plataformas de campanha de marketing
Para complementar, agora que você está por dentro de algumas ferramentas para otimizar o seu conteúdo, veja quais são as principais plataformas de tráfego de leads.
Obviamente que isso depende do seu público-alvo, mas algumas redes e sites são muito importantes e dificilmente algum tipo de público não será atingido, pelo menos em alguma porcentagem, nessas plataformas. Temos:
- Youtube
- Anúncios em sites
Promover propagandas nessas redes é a melhor forma de aumentar o número de leads que chegam até a sua base.
As campanhas da internet têm grande vantagem pela possibilidade de serem direcionadas para os usuários que seguem o perfil do seu público-alvo. A publicidade se torna bem mais direcionada desta forma.
Consequentemente os resultados se tornam maiores, pois já há um pré-filtros nas primeiras ações. Não deixe de usufruir destes recursos, mesmo que o seu empreendimento não seja online.
Aliás, mesmo as lojas e empresas mais tradicionais deveriam abrir perfis em redes sociais para aumentar a força da marca, prover informações sobre seus produtos/serviços e estreitar o contato com seus leads.
Ter um site também é fundamental, bem como produzir conteúdo para atrair a atenção de seus leads e nutri-los. Isso ajuda na fidelização, tráfego e, consequentemente, na conversão em clientes.
O planejador de palavras chave irá ajudar a desenvolver tais conteúdos de forma inteligente, além de abrir novas possibilidades para estudar o mercado, seus concorrentes e os resultados atrelados às campanhas de marketing.