Está construindo ou reformando a sua casa? Que tal escolher a porta do quarto perfeita para o seu cantinho? Os detalhes contam, e muito, na construção do nosso lar, principalmente aqueles que não são passageiros.
Como assim? Portas, pintura, janela, telhado, forros, pisos e afins não são coisas fáceis de serem mudadas. Sendo assim, a escolha deve ser muito bem pensada para que não se arrependa no futuro.
Aqui nós traremos diversos modelos de porta para você se inspirar, cada qual com uma particularidade diferente. Além disso, veja outras dicas de suma importância na hora de escolher a porta para este ou qualquer cômodo.
Índice
Principais tipos de porta para quarto
Quando falamos de porta para quarto há algumas limitações, pois normalmente são opções mais simples. Por exemplo, você dificilmente verá uma porta grande e pivotante nos quartos.
Esse tipo mais extravagante e estiloso costuma estar presente em salas, onde combinam mais. No quarto é importante ter um design mais clean, porém que seja moderno e funcional também.
Vamos aos modelos:
Porta de abrir
Bem, primeiramente, a porta de abrir é a mais tradicional e está presente na enorme maioria dos quartos. É o modelo convencional, onde o eixo giratório está bem no final da folha.
Porém, isso não faz exatamente com que ela seja básica. Uma bela porta de abrir, bem acabada e com uma maçaneta estilosa pode fazer toda a diferença na decoração do cômodo.
É ideal para quartos que tenham mais espaço, pois como a porta abre para dentro, é necessário ter esse espaço vago para o acesso.
Porta sanfonada
A porta tipo sanfona é muito comum em apartamentos, pois ela economiza muito espaço. Muitos imóveis oferecem a versão em material sintético, mas essa não é uma boa escolha.
A porta sanfonada pode ter o seu estilo feito de madeira maciça. A questão da acústica não é das melhores, mas com certeza o visual vai agregar muito mais e é o tipo de porta para quarto que com certeza vai economizar espaço.
Porta camarão
A porta camarão é um pouco semelhante ao tipo sanfona, mas é composta por apenas duas folhas. Para abri-la você deve puxar o meio da porta no seu sentido, então ela irá se dobrar e encolher.
Ela também economiza espaço e como são apenas duas folhas (quando a porta estiver aberta, essas folhas ocuparão pouco espaço, ao contrário da sanfonada), ela pode ser colocada em lugares estreitos.
Porta de correr
A porta de correr é a mais moderna de todas elas. Aqui, o quarto necessita ter um pouco mais de amplo.
Há duas opções: a folha fixa faz parte da abertura da porta ou ela fica “embutida” na parede. A primeira opção é mais elegante, mas a segunda economiza mais espaço.
Esta porta é muito bacana em quartos mais abertos e com janelas grandes. O visual todo acaba combinando.
Quais são os principais revestimentos
Os revestimentos da porta para quarto podem ser diversos e também é importante que você entenda um pouco a respeito antes de fazer a sua aquisição. Veja quais são os mais comuns:
-
Revestimento com verniz
O revestimento com verniz é o que promove maior proteção e brilho à camada superficial da porta. Também proporciona alta durabilidade e resistência ao material.
O melhor é que sua aplicação é relativamente fácil e também pode ser encontrada em diferentes versões (com brilho, fosco e até mesmo com tons).
-
Revestimento melamínico
Já o revestimento tipo melamínico é um tratamento realizado com uma resina especial. O acabamento tem a capacidade de aumentar consideravelmente a porta para quarto, ou qualquer outra, resistente a riscos e impactos.
Porta para quarto: natural ou branca?
As portas para o seu quarto não precisam necessariamente ser em madeira natural. Na verdade, existe a possibilidade de pintá-la da cor que desejar.
Entretanto, o mais comum é a opção em branco, pois é mais clean e combina com quase todas as ocasiões. Mas qual das opções é melhor?
Bem, a porta de madeira é mais elegante, principalmente quando tem um bom acabamento. Considerando que a maioria dos quartos já tem as suas paredes em branco, ter a porta de madeira irá quebrar este monocromático.
Outro ponto importante é que a madeira suja menos, então, se for um quarto de criança, a recomendação é escolher o modelo mais escuro mesmo.
E quando a porta para quarto branca é bem-vinda? Bem, se o seu quarto é muito escuro talvez a porta branca possa ajudar a dar uma clareada. Se o quarto é colorido, às vezes a versão em branco combina mais também.
Mas isso depende muito também de como você pretende fazer a decoração do seu quarto. Então, pense em que estilo deseja seguir para, depois, escolher a cor da sua porta.
Porta lisa ou desenhada: qual é melhor?
Você também precisará pensar a respeito da superfície da porta para quarto quanto ao seu desenho.
A maioria das portas dos quartos é lisa, mas isso não necessariamente é uma regra. Você pode optar por versões mais desenhadas.
É comum a confecção de portas “almofadadas”, ou seja, aquele modelo cuja superfície parece ter almofadas quadradinhas. Entretanto, não é muito comum nos quartos.
Este tipo de porta é mais comum em salas e cozinhas, os quartos realmente costumam levar uma versão mais clássica e tradicional. Além de ser mais versátil, você também terá menos problemas com poeiras.
Combinar a decoração do quarto também fica mais fácil depois. Porém, claro, isso acaba ficando a seu critério também, não é uma regra.
Você pode encontrar modelos de porta para quarto com pequenos detalhes, que se mantenham discretos, mas que façam a diferença. Se quiser algo mais diferenciado, talvez essa seja a opção.
Se possível, escolha madeira maciça
Há vários modelos de porta quanto à sua estruturação. Hoje em dia é muito comum encontrar modelos que só possuem camadas finas de madeira, tendo o interior oco ou com algum outro forro.
O lado bom desse tipo de porta é o valor. Como levam menos madeira, o preço acaba saindo mais em conta e algumas vezes se tornam a única opção. Entretanto, se você tiver condições, opte por madeira maciça.
Uma porta feita totalmente em madeira – e que não seja oco – irá conferir à porta para quarto melhor acústica, durabilidade e resistência. É um investimento, principalmente na questão da acústica.
O valor é, sim, mais elevado, mas em muitas situações ele acaba valendo a pena.
Cuidados com a porta de madeira
Seja a porta de madeira maciça ou apenas com as placas, é muito importante tomar diversos cuidados para garantir sua durabilidade e integridade.
A primeira coisa é: tome cuidado com a água. Não molhe a porta, pois isso pode ser gatilho para ela empenar ou criar cupins.
Para limpar, você pode pegar um pano levemente úmido e, depois, passar um pano seco.
De tempos em tempos também é recomendado lixar um pouco a superfície, limpar e, então, aplicar verniz ou outro produto para perdurar a durabilidade e resistência da porta para quarto.
Não é nada muito trabalhoso, mas esses pequenos cuidados irão garantir que as suas portas estejam sempre com cara de novas.
Você mesmo pode fazer isso ou chamar um profissional de tempos em tempos para fazer o procedimento em todas as portas.
Atente-se às medidas
Na hora de comprar a sua porta para quarto não erre na medida! A porta deve ficar posicionada de forma ideal, caso contrário poderá ter alguns problemas no futuro (ou até mesmo de imediato).
De imediato, a porta pode simplesmente não entrar no local predestinado. Agora, a complicação também pode vir a longo prazo. Como assim?
Se a porta estiver muito rente ao batente isso pode ser gatilho para que ela empene no futuro. Portas de madeira podem sofrer dilatação e se não houver uma mínima folga para isso elas irão empenar.
Então, para evitar esse problema, pegue as medidas corretamente cobre do fornecedor que ele atenda o que lhe foi passado.
Porta para quarto: qualidade em primeiro lugar
O último, porém talvez mais importante capítulo, é sobre a qualidade da porta de madeira.
É fundamental que o fornecedor atenda a todas as suas expectativas, pois a porta não é algo que você irá trocar tão cedo (se chegar a trocar). Então, é até melhor pagar um valor maior se tiver a garantia da qualidade.
E como identificar se uma porta é boa ou não? Isso vai do momento da extração até a entrega em sua casa. A madeira deve ser legal, adequada para fazer uma porta, bem trabalhada e também deve receber todos os tratamentos.
A instalação também é muito importante para evitar problemas como os citados nos tópicos anteriores.
A dica é adquirir através de indicação ou conferindo pessoalmente o modelo da porta para saber se é realmente aquilo que você deseja.
Enfim, essas foram algumas dicas de porta para quarto. A escolha ainda será difícil, mas vá eliminando item por item. E lembre-se: cuide bem da sua porta de madeira!