Que o whatsapp é uma das Redes Sociais mais utilizadas em todo mundo já é conhecimento de todos. A verdade é que a vida se torna um verdadeiro caos quando não é possível conversar pelo whatsapp.
Um dos motivos é que o aplicativo é bastante rápido. É muito mais fácil, atualmente, escrever ou gravar áudio para se comunicar em apenas alguns segundos, do que fazer uma ligação ou escrever um email.
Mas você sabia que possível vender pelo whatsapp?
Índice
Como funcionam as vendas pelo Whatsapp
No Brasil há mais de 100 milhões usando o aplicativo do Whatsapp. Imagine um público desse tamanho tendo acesso ao seu negócio!
Logicamente, não é possível e nem desejável disparar anúncios em forma de spam para o aplicativo das pessoas, mas a divulgação de negócios pelo Whatsapp se torna a cada dia mais procurado e acessível, especialmente depois que o aplicativo foi comprado pelo Facebook, Rede que já se oferece a possibilidade de vendas e anúncios pagos há bastante tempo.
Já é possível encontrar cursos especializados na gestão de vendas pelo whatsapp, de tão rentável que esse negócio se tornou.
As principais dicas para quem pretende impulsionar vendas pelo whatsapp são as seguintes:
Capture os clientes através de outras Redes Sociais
A melhor ferramenta para direcionar clientes em potenciais para o whatsapp é a captura por outras Redes Sociais, como o Facebook e o Instagram.
Funciona da seguinte forma:
- No Facebook e Instagram é possível a publicação de anúncios pagos que fazem direcionamentos. Assim, você consegue mostrar seu produto ou sua marca e criar um link que dá acesso a uma conversa pelo whatsapp.
- Também é possível deixar o whatsapp do vendedor através dos anúncios nessas Redes Sociais. Você pode divulgar seu produto e deixar uma mensagem: saiba mais em nosso whatsapp, contendo o número de acesso para seu aplicativo!
- Essa estratégia é bastante interessante porque seu público é construído através do Facebook e do Instagram, que são Redes que dão mais espaço para produção de marketing, mas que direciona para que a venda seja concluída pelo whatsapp!
- É bastante acessível porque tanto Facebook quanto Instagram dão as possibilidades de anúncios pagos que funcionam por tempo e visualização. Ou seja, você escolhe quantos dias seu anúncio fica impulsionado e o quanto deseja impulsionar.
- Esses anúncios variam muito de preço, mas é possível deixá-los disponíveis por menos de R$6,00 ao dia. Importante lembrar que o anúncio não some quando você deixar de pagar, apenas perde o impulsionamento!
A técnica dos gatilhos mentais
Certamente você já comprou algum produto ou serviço porque foi convencido pelo anúncio de que necessitava dele com urgência, não foi?
Esse é um dos exemplos do uso de gatilhos mentais como estratégia de marketing digital e pode ser bastante utilizado para alavancar vendas pelo whatsapp.
Para vender pelo aplicativo, é importante pensar que seu público terá um contato muito rápido com a marca e com a visualização do anúncio. Esse contato pode ser um mero clique em um story do Instagram, por onde passam dezenas de outros anúncios em poucos minutos.
Nada melhor, para diferenciar o seu produto dos demais, do que criar gatilhos mentais para direcionar seu cliente para seu whatsapp de vendas!
Os principais gatilhos utilizados em vendas digitais são:
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Escassez
A escassez funciona no sistema de urgência. É como se a marca produzisse uma corrida pelo produto que passa a impressão a quem está lendo o anúncio de que ela precisa comprar o mais rápido possível ou irá perder uma oportunidade única!
É bastante comum em promoções como “Compre até amanhã e ganhe 50% de desconto” ou “hoje é o último dia para aproveitar a promoção”.
Na Rede Social, no entanto, o recurso da escassez pode ser intensificado pela quantidade ou qualidade dos anúncios. Quanto mais esse tipo de anúncio aparecer, maior a noção de urgência e de necessidade de compra rápida.
Nenhum gatilho deve ser falso, ou seja, são estratégias de marketing que funcionam, mas que não podem afetar a confiabilidade de seu produto ou marca, por isso, crie promoções verdadeiras e cumpra com os prazos e condições sempre!
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Autoridade
O gatilho de autoridade funciona muito na prestação de serviços, mas também pode ser usado na venda de muitos produtos.
Nada mais é do que “ouvir a opinião do especialista”, só que isso pode ocorrer das maneiras mais diversas e criativas possíveis, gerando um relacionamento do cliente de confiança e respeito para com a sua marca ou produto.
Você já viu, por exemplo, grandes jogadores de basquete que fazem a propaganda de determinadas marcas de tênis? Quer autoridade maior para falar da escolha de um tênis do que um jogador de basquete ou futebol?
Esse é basicamente o gatilho da autoridade, a indicação de alguém que saiba muito sobre o produto ou serviço.
Logicamente que, para as vendas pelo whatsapp, nem sempre temos recursos disponíveis para contratar grandes nomes, mas isso pode ser feito de formas diferentes e criativas.
Por exemplo, se você vende cursos de oratória, pode colocar nos anúncios frases de pessoas que têm bastante sucesso com comunicação em público! Só é preciso tomar cuidado com o direito de imagem!
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gatilho da afeição
O gatilho da afeição funciona criando empatia do público em potencial para com a marca! Assim, como os outros gatilhos, ele pode ser criado a partir de situações reais que funcionem também como forma de criar a simpatia dos clientes e direcioná-los para suas vendas pelo whatsapp!
A afeição é bastante fácil de ser utilizada em anúncios e pode ser gerada a partir de elogios como “cada um tem sua beleza” e a partir dali mostrar sua marca que respeita todos os padrões de corpo, por exemplo!
Fazer conteúdos de afeição referentes à defesa da natureza quando se pretende vender um produto natural também pode ser uma ótima ideia para gerar empatia e criar relacionamentos de respeito com seu público!
Pense a partir de seu segmento e seja criativo!
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reciprocidade
Esse gatilho é um dos que mais produz confiança pelo seu produto ou marca, ele pode ser importantíssimo para anúncios feito em Redes Sociais que serão redirecionados para o whatsapp.
Isso porque a pessoa pode não saber nada sobre seu serviço ou marca, portanto, a escolha pela compra pode ser baseada no valor que você mostrou sobre esse produto.
Não estamos falando do valor em dinheiro, mas do valor agregado que a pessoa irá adquirir quando opta pela compra do seu produto. “ Uma roupa linda e que pode ser usada em diversas ocasiões” é um bom exemplo do gatilho de reciprocidade.
Seu cliente irá retribuir ao valor que obterá comprando de você!
Esse valor poderá ser bastante impulsionado caso você disponibilize conteúdos ou serviços grátis em paralelo com suas vendas. Material para solucionar problemas do seu público ou até consultoria grátis podem ser excelentes gatilhos de reciprocidade!
Como você viu, o whatsapp está muito longe de ser somente um aplicativo de conversas.
Ele é uma ferramenta de vendas em potencial que pode dar acesso infinito ao seu produto ou serviço, afinal é um aplicativo de uso generalizado onde você pode encontrar praticamente todos os públicos e selecionar para quais deseja vender!
Agora que ficou claro como impulsionar suas vendas pelo whatsapp, basta criar estratégias de marketing e alavancar sua marca ou produto de forma rápida e muito acessível!